Guerra Globo x Turner e jogos adiados: como será a 1ª rodada do Brasileiro
O início do Campeonato Brasileiro, marcado para o próximo fim de semana, vai ser o mais confuso dos últimos anos para o torcedor que acompanha tudo de casa. Tudo por causa da Medida Provisória 984, que dá o direito de transmissão para o mandante de um jogo, provocando uma briga jurídica entre Globo e Turner, entre uma série de incertezas sobre o modelo.
A emissora carioca entende que os contratos firmados antes da MP assinada pelo presidente Jair Bolsonaro continuam intactos. Já a programadora americana interpreta que a lei já pode ser usada, o que valoriza muito o produto que ela tem nas mãos. A Turner passa a poder escolher 152 jogos entre os 76 que pode exibir por ano, como está estipulado em contrato.
Além disso, o calendário apertado pela pandemia do novo coronavírus fez alguns jogos serem adiados e causou ainda mais confusão. Até o fechamento desta reportagem, três partidas previstas para a primeira rodada não vão acontecer no fim de semana por causa de finais do Estadual.
Corinthians x Atlético-GO, Palmeiras x Vasco e Botafogo x Bahia ainda não tiveram uma nova data marcada. A medida da CBF é para privilegiar clubes que estarão envolvidos em finais regionais - quem não estiver jogará normalmente.
Com todos esses impasses, o UOL Esporte ajuda o torcedor e aponta: onde ele poderá ver os jogos de seu time no início do Brasileirão? Confira a seguir:
Fortaleza x Athletico Paranaense (sábado, dia 8, 19h): Sem transmissão
Partida de abertura do Campeonato Brasileiro, Fortaleza x Athletico Paranaense não deverá ter transmissão. O jogo poderia ser exibido pela Turner na TV por assinatura, mas a programadora decidiu usar a MP do mandante para escolher suas partidas. A não escolha da Turner chateou o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz. "Da mesma forma que a Globo tem direito de quase todos os times na TV aberta e alguns jogos não são transmitidos. Isso é algo normal, é questão de escolha, e a gente precisa respeitar isso. A minha preocupação é que esse primeiro jogo o nosso torcedor não vai poder assistir em nenhuma plataforma. Vai ser um jogo histórico, de abertura do Brasileirão, e não vai ter ninguém transmitindo", falou o mandatário cearense em recente contato com o UOL Esporte.
Coritiba x Internacional (sábado, dia 8, 19h30): Turner e Premiere
A volta do Coxa para a Série A será contra o Colorado, e o jogo foi um dos escolhidos da Turner para ser exibido na primeira rodada. O problema é que a programadora ainda não confirmou a exibição do Brasileirão na TNT neste ano porque não acertou pendências com os oito clubes que possui contrato ativo para o Brasileirão 2020, entre eles Coritiba e Internacional - Palmeiras, Santos, Fortaleza, Athletico-PR, Bahia e Ceará são os outros sob contrato. A Turner corre para fechar acordo até o fim desta semana. Caso não normalize a situação, o confronto será exclusivo do pay-per-view.
Sport x Ceará (sábado, dia 8, 21h): Premiere
O confronto dos times nordestinos é o único jogo que ficará totalmente exclusivo no Premiere nesta primeira rodada do Brasileirão. A plataforma de pay-per-view perdeu muitos assinantes na pandemia (cerca de 450 mil), e espera recuperar até 200 mil até o fim do ano. Jogos de Flamengo e Corinthians serão usados para alavancar esse número ao longo dos próximos meses.
Flamengo x Atlético Mineiro (domingo, dia 9, 16h): Globo, Sportv e Premiere
A estreia do técnico Domènec Torrent pelo Rubro-Negro terá transmissão da Globo em TV aberta para o Rio de Janeiro e parte do país. Ou pelo menos, esse é o planejamento da emissora. Se o Galo se classificar para a final do Mineiro no confronto contra o América Mineiro, existe chance de a partida ser adiada. Por enquanto, a Globo escalou Luís Roberto para narrar o jogo. O Sportv e o Premiere também estão com transmissões previstas.
Santos x Red Bull Bragantino (domingo, dia 9, 16h): Sem transmissão
O jogo entre o Alvinegro Praiano e o clube da empresa austríaca de energéticos não possui transmissão definida por enquanto. O Red Bull Bragantino não fechou acordo com nenhuma mídia pelos direitos de transmissão. O time de Bragança Paulista tem negociações ativas com a Globo, mas um acordo até o fim de semana é visto como improvável. A salvação poderia ser a Turner, que, usando a MP do Mandante, poderia exibir o jogo no lugar de Palmeiras x Vasco, um de seus jogos escolhidos e que foram cancelados - sem ter problemas jurídicos com a Globo.
Goiás x São Paulo (domingo, dia 9, às 16h): Globo e Premiere
Por causa do adiamento da partida entre Corinthians e Atlético-GO, a Globo optou por escalar o confronto entre o Esmeraldino e o Tricolor Paulista, antes previsto apenas para o sistema de pay-per-view. O jogo será exibido para o estado de São Paulo e parte do país, com narração de Gustavo Villani. A narração no Premiere ainda não foi definida.
Grêmio x Fluminense (domingo, dia 9, às 19h): Sportv e Premiere
Marcado para acontecer na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o jogo entre tricolores terá exibição conjunta entre Sportv e Premiere. O canal esportivo da Globo, inclusive, já divulga em comerciais na sua programação a transmissão, com a expectativa de marcar altos índices de audiência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.