Athletico reverte liminar da Globo e irá exibir o Brasileiro em PPV próprio
O Athletico Paranaense conseguiu reverter no início da noite de hoje (12) a liminar obtida pela Globo que impedia o clube de transmitir a partida contra o Goiás pelo Campeonato Brasileiro no seu serviço de assinatura para sócios próprio, o Furacão Play. A decisão foi assinada pelo desembargador Leonel Cunha, da 4ª Câmara Cível da Justiça do Paraná. A liminar foi obtida cerca de 30 minutos antes do jogo, previsto para 19h15 e era originária de uma ação civil pública de uma associação de sócios do Athletico.
No despacho, obtido pelo UOL Esporte, Leonel Cunha deferiu um efeito suspensivo para a decisão que favorecia a Globo, afirmando que a Globo precisa na verdade "ajuizar demanda a fim de fazer valer as consequências jurídicas que, em seu entender, advém de contratos entabulados com terceiros", afirmou o desembargador no despacho.
Em outras palavras, Leonel Cunha afirmou que a Globo não pode impedir o Athletico de exibir o jogo em seu pay-per-view próprio, e sim que deve processar a entidade caso se sinta lesada. Além disso, Cunha afirmou que "nos termos em que foi proposta a ACP, não é possível garantir ao clube o direito de transmitir o que quer que seja e, em consequência, tampouco é possível, por meio do Agravo de Instrumento, impedi-lo de fazer o que quer que seja".
A Globo pode recorrer da decisão em outras esferas da Justiça do Paraná, ou até mesmo em esferas maiores, como o STJ (Superior Tribunal de Justiça). Com isso, Athletico vai exibir o jogo contra o Goiás e outras partidas previstas em casa no Furacão Play sem custos para sócios atuais e a R$ 24,90 para novos clientes.
Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, o clube está recebendo uma consultoria da Livemode, empresa que a produção das transmissões dos jogos da Copa do Nordeste. Para trazer um público que não torce para o Athletico, mas que deseja ver as partidas, os jogos terão um sinal duplo de transmissão no aplicativo.
A primeira será uma transmissão totalmente dedicada aos torcedores do Athletico, com tom clubista. A segunda será mais profissional, neutra e sem tomar partido para o Athletico. Além disso, haverá a possibilidade de torcedores assistirem apenas a um jogo avulso futuramente, pagando um valor ao clube. O Premiere, pay-per-view da Globo, tem uma modalidade parecida.
O Athletico está respaldado principalmente no fato da Medida Provisória 984, que dá o direito de transmissão de uma partida para o mandante do jogo. O clube não tem contrato com a Globo para pay-per-view, enquanto possui acordo para TV aberta com a emissora carioca, além de TV por assinatura com a Turner.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.