Topo

Champions e jogo na Globo: por que Turner não vai exibir Palmeiras x Santos

Divulgação/Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Divulgação/Ivan Storti/Santos FC

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

18/08/2020 04h00Atualizada em 18/08/2020 17h58

Clássico que rendeu no ano passado algumas das maiores audiências para a TNT com o Brasileirão, o jogo entre Palmeiras e Santos não será transmitido pela Turner no próximo domingo (23), mesmo se tratando de dois clubes com contrato em vigor com a programadora. A final da Liga dos Campeões e escolhas da Globo para TV aberta ajudam a explicar a decisão da programadora.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, o fato de Palmeiras x Santos acontecer às 16h, mesmo horário em que está marcado a final da Uefa Champions League, em Lisboa (POR), complica a estratégia para o clássico. A competição tem sido a prioridade da Turner neste mês de agosto, atingindo números históricos para a TNT, canal onde os jogos são exibidos.

Nas quartas de final, por exemplo, Atalanta x PSG foi a maior audiência da TV por assinatura no ano e a segunda maior audiência de Champions League na TV paga em todos os tempos. A expectativa é que, com a final exclusiva para o Brasil, os índices sejam históricos, ainda mais por que o PSG, de Neymar, se classificou para a final.

Mas outro fator, este o mais determinante, é a escolha da Globo para TV aberta no domingo que vem. A emissora carioca vai exibir o jogo para São Paulo - o Rio de Janeiro vai acompanhar Vasco x Grêmio - e isso acabaria esvaziando a audiência da transmissão da Turner. Na Globo, o jogo será narrado por Cléber Machado. O duelo também terá transmissão do Premiere e exibição para o mercado internacional.

Por causa do processo pela MP 984, a Turner considerou exibir a partida no Space, mas descartou a possibilidade rapidamente. Curiosamente, no ano passado, Palmeiras x Santos rendeu uma audiência relevante para a TNT. No primeiro turno, a partida entre os clubes, que aconteceu em 18 de maio, marcou 5,26 pontos de Ibope na TV paga, um índice bastante respeitável.

Com isso, a Turner ficará sem exibir nenhuma partida caso não reverta a decisão favorável à Globo que impede a programadora americana de exibir jogos de "clubes Globo" como visitantes, o que a MP do Mandante permite, na teoria.

Caso consiga algo a seu favor na Justiça, a Turner deve exibir Athletico x Fluminense, marcado para sábado (23), às 16h30. O jogo só ainda não é "cego", porque o Athletico possui uma decisão ao seu favor, ainda válida, que permite a transmissão de seus jogos como mandante em seu sistema de pay-per-view próprio, o Furacão Play.

Vale lembrar, no entanto, que a Globo já processou o Athletico pedindo R$ 2 milhões e uma liminar para que jogos do clube paranaense não possam ser exibidos no pay-per-view do time se baseando na MP 984.

Também vale pontuar que o problema jurídico é apenas com a Globo, e que a Turner tem um acordo com o Athletico que autoriza o clube a mostrar para seus sócios os jogos envolvendo outros "clubes Turner".