Topo

Zanardi sai da UTI e tem 'melhoras significativas', diz hospital italiano

Ex-piloto da F1 e campeão paralímpico foi para unidade de terapia semi-intensiva no setor de reanimação neurológica - Ricardo Moraes
Ex-piloto da F1 e campeão paralímpico foi para unidade de terapia semi-intensiva no setor de reanimação neurológica Imagem: Ricardo Moraes

Da Ansa

19/08/2020 09h56

Internado há dois meses devido a um grave acidente, o campeão paralímpico e ex-piloto de Fórmula 1 italiano Alessandro Zanardi teve "melhoras clínicas significativas", de acordo com boletim médico divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Hospital San Raffaele, de Milão.

Após um longo período de silêncio a respeito da condição do paratleta, o hospital informou que ele saiu da UTI para uma unidade de terapia semi-intensiva no setor de reanimação neurológica, dirigido pelo professor Luigi Beretta.

"Zanardi respondeu com melhoras clínicas significativas após um período no qual foi submetido a tratamento intensivo", diz o boletim médico. O campeão paralímpico está internado no San Raffaele desde 24 de julho, depois de ter sido tratado inicialmente no Hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena.

O último boletim havia sido divulgado em 27 de julho, após Zanardi ter passado por uma cirurgia na cabeça, a quarta desde seu acidente, ocorrido em 19 de junho, na província de Siena.

O incidente aconteceu durante um evento de paraciclismo organizado pelo próprio esportista, que perdeu o controle de sua handbike e colidiu contra um caminhão.

Zanardi chegou a deixar a UTI do Santa Maria alle Scotte e a ser transferido para um centro de reabilitação neurológica, mas a instabilidade de sua condição de saúde o levou para o San Raffaele, um dos principais hospitais de Milão.

Ainda não se sabe se o acidente provocou sequelas neurológicas no campeão paralímpico.

História

Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte moderno, o italiano foi bicampeão da antiga CART (1997 e 1998) e disputou cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.

Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas, mas Zanardi nunca desistiu das corridas. Após uma longa recuperação, disputou o WTCC e obteve três vitórias.

Porém foi no paraciclismo onde ele se encontrou. Começando a competir em 2007, logo passou a colecionar pódios, alcançando três medalhas paralímpicas nos Jogos de Londres, em 2012, sendo duas de ouro e uma de prata. Quatro anos depois, o italiano conquistou mais três medalhas nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, novamente duas de ouro e uma de prata.