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Mesmo com PSG e Neymar, Francês voltará sem transmissão na TV brasileira

Di María e Neymar comemoram gol em vitória do PSG sobre o RB Leipzig - POOL
Di María e Neymar comemoram gol em vitória do PSG sobre o RB Leipzig Imagem: POOL

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

21/08/2020 04h00

Mesmo com as ótimas campanhas de Paris Saint-Germain e Lyon na Liga dos Campeões, além do fator Neymar, que está mais em alta do que nunca, o Campeonato Francês retornará nesta sexta-feira (21) sem que seus direitos de transmissão para o mercado brasileiro estejam fechados com nenhuma emissora ou plataforma de streaming.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, nenhuma empresa de comunicação consultou os donos dos direitos de transmissão para sondagens ou possíveis negociações para a exibição das partidas. Com isso, o jogo entre Boudeaux e Nantes, que vai abrir a Ligue 1 2020/2021, não terá exibição para o Brasil.

A única alternativa para os fãs do Campeonato Francês será a TV5 Monde, canal étnico dedicado a comunidade francesa e que está disponível nas TVs por assinatura em sistema a lá carte - onde o assinante paga um valor além de sua assinatura normal para ter acesso. O canal custa cerca de R$ 20 nas operadoras Net/Claro e Sky.

Neste fim de semana, a TV5 Monde irá exibir na tarde de sábado o jogo Lille x Rennes, a partir das 16h (horário de Brasília). A expectativa é que, nas próximas rodadas, o canal exiba partidas envolvendo o PSG, que é o clube com mais apelo na audiência efetivamente.

A Ligue 1 está sem exibição para o mercado brasileiro depois que o DAZN rescindiu o contrato de transmissão em julho, devido às dificuldades que a pandemia do novo coronavírus causou no serviço de streaming. O DAZN exibia o Campeonato Francês desde 2018, ano em que a plataforma chegou ao Brasil.

Jogos do PSG, que têm Neymar como destaque, foram uma das alavancas de assinantes que a empresa usou para se promover no país. Para realizar a rescisão, o DAZN alegou que não tinha condições de cumprir os compromissos financeiros acordados antes do surto da Covid-19, que suspendeu eventos esportivos ao vivo, grande atrativo da empresa.

O Francês já teve passagens pelo Grupo Globo e pela ESPN Brasil antes de ir para a plataforma de streaming. Mesmo com Neymar e o PSG, a alegação das empresas é que o evento em si ainda não tem atratividade para o mercado brasileiro. Fora o clube parisiense, nenhum outro time costuma alavancar a audiência.

No entanto, o bom desempenho do Lyon, aliado a ida do PSG para a final da Champions League, podem dar uma sobrevida para estes direitos nas próximas semanas, já que a demanda pelo futebol de Neymar cresceu. A semifinal da Champions do PSG contra o Leipzig virou a maior audiência de um jogo de futebol na história da TV paga brasileira, como noticiou recentemente o UOL Esporte.