Topo

Nadine Basttos estreia na Globo e será 1ª mulher a comentar arbitragem

Nadine Basttos (Reprodução / Twitter) - Reprodução / Internet
Nadine Basttos (Reprodução / Twitter) Imagem: Reprodução / Internet

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

24/08/2020 17h16

Contratada em julho pelo Grupo Globo, virando a primeira mulher a atuar na "Central do Apito", analisando os lances polêmicos da arbitragem brasileira, a ex-bandeirinha Nadine Basttos vai estrear em TV aberta para todo o país na próxima quarta-feira (26).

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, Nadine foi escalada pela Globo para a transmissão de Goiás x Vasco, pela Copa do Brasil, que será mostrado para Rio de Janeiro e grande parte do país. Junto com ela, estarão os comentaristas Roger Flores e Júnior. O ídolo flamenguista entrará diretamente da sua casa, porque faz parte do grupo de risco do novo coronavírus. A narração será de Luís Roberto.

Nadine só não será a primeira mulher a comentar arbitragem em TV aberta, porque em 2010 a Record escalou Ana Paula Oliveira para comentar Palmeiras x Boca Juniors, em amistoso que marcou a despedida do estádio Palestra Itália, antes da construção do Allianz Parque, inaugurado em 2014.

A contratação de Nadine era um desejo antigo do Esporte da Globo, que queria uma mulher fazendo parte da "Central do Apito" desde o início deste ano. Fernanda Colombo, ex-bandeirinha assim como Nadine e que já passou pela Band, chegou a gravar pilotos para a emissora antes da pandemia do novo coronavírus. No entanto, curiosamente, Colombo foi contratada pelo Fox Sports para a vaga deixada por Nadine Basttos.

Nadine Basttos se junta a um time de outros profissionais que deixaram a ESPN ou o Fox Sports rumo à Globo. Ambos os canais pertencem à Disney, após fusão entre os dois canais ser oficializada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em maio deste ano.

Entre os profissionais que fizeram esse trajeto recentemente, estão os repórteres José Renato Ambrósio, Débora Gares e Gabriela Moreira, além da apresentadora e jornalista Karine Alves e do narrador Everaldo Marques. O próprio colega de Nadine Bastos, Sálvio Spínola, era comentarista de arbitragem da ESPN antes de ser contratado pela Globo.

Desde que estreou na Globo no início de agosto, Nadine Basttos só atuou majoritariamente em jogos no Sportv e no Premiere. Ela também participa do quadro "A Regra é Clara", do "Seleção", apresentado por André Rizek no canal esportivo da Globo.