Topo

Band e Disney disputam direito de transmitir Campeonato Alemão no Brasil

Robert Lewandowski, principal estrela do Bayern: Alemão ainda não tem transmissão na TV brasileira garantida - Getty Images
Robert Lewandowski, principal estrela do Bayern: Alemão ainda não tem transmissão na TV brasileira garantida Imagem: Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

05/09/2020 00h00

O que parecia ser uma negociação sem maiores emoções ganhou contornos de suspense no fim desta semana. A Band entrou na disputa pelos direitos de transmissão da Bundesliga, o Campeonato Alemão. A Disney, que tinha o último contrato terminado ao fim da temporada 2019/2020, quer a renovação do acordo. Uma decisão precisa sair até o próximo dia 18 deste mês, quando está marcada o início das disputas de 2020/2021.

Segundo apurou o UOL Esporte, a Band observou uma oportunidade de mercado e decidiu sondar os donos dos direitos. A resposta foi positiva e uma conversa inicial foi aberta. O plano do acordo que a emissora pretende são os mesmos das últimas negociações que fizeram o Russo chegar ao canal e o Italiano ficar muito próximo: exibição de um jogo na TV aberta e o restante da rodada no BandSports, o canal de TV por assinatura esportivo do Grupo Bandeirantes.

O maior trunfo da Band, na visão da empresa, é a janela de exibição em TV aberta, que aumenta a exposição de marcas parceiras e o alcance de público do Campeonato Alemão. A conversa da emissora com a Bundesliga ainda está em estágio inicial e é tratada com bastante cautela por todos os envolvidos.

A Disney também tem interesse na renovação do acordo que teve com a Bundesliga. As conversas, desde julho, também estão em patamares iniciais. A empresa americana reconheceu a importância da liga no retorno das transmissões de futebol, em maio, quando jogos de Bayern de Munique e Borrusia Dortmund chegaram a liderar a audiência entre os canais de TV por assinatura, pela falta de atrações esportivas.

A preocupação tanto de Disney, quanto de Band, é a financeira. Ambas querem valores condizentes com a atual realidade da economia mundial, em dificuldades por causa da pandemia do novo coronavírus. A Bundesliga também entende a situação atual, mas a liga quer um acordo de longo prazo e não curto para renegociar depois do período difícil.

Na TV aberta, a Bundesliga está for desde 2009, quando terminou a exibição na extinta TV Esporte Interativo, exibida até então nas antenas parabólicas do Brasil. Na TV paga, seria o retorno para o BandSports, onde teve uma longa história. Antes da fusão com a ESPN, o Fox Sports exibia o torneio desde sua fundação no Brasil, em 2012.