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SBT oferece cotas de patrocínio da Libertadores com inserção até no Ratinho

Programa do Ratinho deve receber conteúdo de pós-jogo da Libertadores no SBT - Reprodução
Programa do Ratinho deve receber conteúdo de pós-jogo da Libertadores no SBT Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

11/09/2020 16h04Atualizada em 11/09/2020 19h57

O SBT divulgou para o mercado publicitário na tarde desta sexta (11) o seu plano comercial para a transmissão da Copa Libertadores. No pacote, obtido pelo UOL Esporte e válido até o fim da temporada 2021, a emissora oferece seis cotas para marcas pelo valor de tabela de R$ 325 milhões. No entanto, o grupo de comunicação negocia descontos e pode fechar por R$ 35 milhões, quase dez vezes menos que o valor original. Duas marcas já estão encaminhadas.

As novidades do pacote Libertadores são, além dos jogos, um programa aos sábados, chamado de "O Melhor da Libertadores", e um pós-jogo no "Programa do Ratinho".

No documento usado como base para o mercado nacional, a emissora prevê inserções comerciais em seus programas jornalísticos, como o "Primeiro Impacto" e o "SBT Brasil", além de suas atrações de maior audiência, como as novelas mexicanas e as infantis.

Pelo preço de tabela, o faturamento bruto seria de R$ 1,9 bilhão. Porém, fontes afirmaram à reportagem que o departamento comercial pode vender com descontos de até 90% do preço original.

Após a publicação desta reportagem, o comando do SBT procurou a redação para negar o desconto de tal proporção. A reportagem do UOL Esporte mantém a informação.

Vendendo as cotas na casa dos R$ 35 milhões, o SBT pode faturar ao todo, fechando as seis cotas, cerca de R$ 210 milhões. O UOL Esporte apurou o valor dos direitos que será pago à Conmebol é variável, subindo de acordo com o número de anunciantes interessados pela competição.

Outra questão é com quem o SBT pode fechar. A prioridade é para parceiros da própria entidade. Caso isso não seja possível, concorrentes diretos nos setores em que as empresas atuam devem ser evitados.

Dois acordos estão encaminhados. O primeiro é com a empresa telefônica Claro, que se encaixa nos requisitos básicos. O segundo é com o Banco Santander, patrocinadora oficial da Libertadores em toda a América Latina.

O SBT também liberou cotas locais para as suas filiais e afiliadas, que vão pagar parte do valor para a rede. A expectativa da emissora é fechar o pacote de patrocinadores até quarta (16). Essa projeção é possível por que a procura é grande. Pelo menos seis marcas sondadas, além das duas com negociações adiantadas, acenaram positivamente para a emissora.

Equipe é foco e pós-jogo no Ratinho

Aos poucos, o SBT também define o time que fará parte do núcleo de esportes. Tiago Galassi, nome com experiência na Band e ligado aos e-Sports nos últimos anos, será o diretor.

O narrador Téo José foi confirmado e Mauro Beting abriu negociações para ser o comentarista. O jogador Alexandre Pato, sem clube desde que deixou o São Paulo, pode participar de transmissões como convidado.

O novo programa "O Melhor da Libertadores" é produzido pela Conmebol e oferecido para parceiros de TV. Com o sábado definido, resta definir o horário —o preferido é o da tarde, segundo apurou a reportagem.

Outro ponto que chamou atenção no pacote é o pós-jogo dentro do "Programa do Ratinho". A atração será ao vivo e a ideia é aproveitar a ligação e a popularidade de Carlos Massa para manter os números em alta no Ibope —Ratinho é torcedor do Palmeiras, time participante do torneio.

Por fim, o SBT pretende dar chance para equipes locais de Esporte. Em encontro com as afiliadas e filiais em que o plano de transmissão foi apresentado na tarde de hoje (11), foi anunciada cobertura de dia a dia dos clubes para atrair parte da audiência e acostumar o telespectador a acompanhar esportes na emissora de Silvio Santos mais uma vez.