Topo

ESPN e Fox passam a adotar mesmo slogan, e Disney padroniza transmissões

Daniela Boaventura e Luciano Amaral, no SportsCenter: ESPN e Fox Sports padronizam transmissões - Divulgação
Daniela Boaventura e Luciano Amaral, no SportsCenter: ESPN e Fox Sports padronizam transmissões Imagem: Divulgação

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

12/09/2020 09h00

A volta da Premier League neste sábado marca uma importante novidade no processo de integração dos canais ESPN e Fox Sports. Já na partida entre Fulham x Arsenal, na abertura do Campeonato Inglês pela ESPN Brasil, o narrador Rogério Vaughan anunciou o novo slogan dos canais esportivos da Disney: "ESPN e Fox Sports: juntos na torcida".

O mesmo ocorreu durante a transmissão da etapa classificatória da MotoGP no Fox Sports, quando o narrador Hamilton Rodrigues anunciou a mesma frase promovendo os dois canais esportivos do grupo.

A mudança é mais um passo na integração entre ESPN e Fox Sports e passa a valer para todas as transmissões e programas a partir de agora, segundo apurou o UOL Esporte.

Os canais têm compartilhado direitos de transmissão, profissionais do jornalismo e promovido a programação entre si, o que justifica a adoção de um novo slogan compartilhado. A medida evita ainda que um jogo exibido em um canal do grupo e reprisado por outro crie situações estranhas aos espectadores, que poderiam ver a menção exclusiva de um canal enquanto assistem ao outro, por exemplo.

Outra novidade está na padronização das transmissões. A ideia é que os canais passem a adotar a mesma identidade visual e comunicação para todos os eventos, independentemente da modalidade. Com isso, muito em breve, o mesmo pacote gráfico deve ser adotado para ESPN e Fox Sports.

No mês de setembro, ESPN e Fox Sports já anunciaram o compartilhamento das transmissões da Premier League e NFL, que tiveram início das novas temporadas nesta semana. Por estratégia da Disney, outros eventos não serão compartilhados, casos da NBA e do US Open, que tem as finais neste domingo transmitidas somente na ESPN, bem como a MotoGP e a Libertadores da América, que seguirão sendo exibidas exclusivamente no Fox Sports.

As transmissões dos eventos nos canais também devem contar com o compartilhamento de profissionais da narração e comentários, como já tem acontecido. Exemplo recente foi quando Renata Silveira, narradora originalmente do Fox Sports, transmitiu a final da Champions League feminina na ESPN Brasil ao lado de Mariana Spinelli e Leonardo Bertozzi, profissionais com histórico na ESPN Brasil.

Neste domingo (13), o narrador Matheus Suman e o comentarista Weinny Eirado farão o jogo entre Arizona Cardinals e San Francisco 49ers na Fox Sports, às 17h25.

Música tradicional do Fox Sports deixará de ser tocada

A música do Fox Sports, presente nos momentos de gol, também deixará de ser utilizada. O tema toca desde que o canal chegou no Brasil em 2012, numa versão para o público latino. Originalmente, ela faz parte das transmissões da NFL na Fox americana.

A decisão da Disney é definitiva, uma vez que a canção pertence à matriz norte-americana da FOX e não poderia ser utilizada a longo prazo pela Disney, que precisará devolver todas as propriedades de marca para a matriz.

Importante ressaltar que a fusão entre ESPN e Fox Sports é válida para diferentes mercados pelo mundo, mas não abrange a matriz da Fox Sports nos Estados Unidos, que segue tendo os direitos comerciais sobre todas as propriedades de marca. Após 2022, se a Disney quiser, a marca pode ser devolvida, conforme acordo entre a Disney com o Cade.