O que leva um cara que nunca lutou a enfrentar o Ronaldo Jacaré, do UFC?
Os olhares mais atentos já perceberam que o lutador de MMA Ronaldo Jacaré anda anunciando em suas redes sociais um combate inesperado, fora do UFC. À espera da definição de seu próximo compromisso após ter uma luta contra Uriah Hall cancelada em maio por testar positivo para Covid-19, o atleta amazonense terá pela frente Rubens Gomes, o "Coach Rubens".
Não conhece? É porque ele jamais lutou na vida.
Formado em Educação Física e especializado em nutrição e treinamento na área do esporte, ele é treinador de bodybuilding e até árbitro da modalidade. Em parceria com o empresário William Jardim e o preparador físico Daniel Dezan, criou um método de treinos chamado "Shape Faixa Preta" e convidou Ronaldo Jacaré para uma luta no dia 17 de outubro em Orlando, nos Estados Unidos. É uma ação de marketing, mas vai dar trabalho...
"Tem sido duro, fui tirado totalmente da minha zona de conforto e obrigado a aprender habilidades que eu nunca estimulei, além do desafio enorme de enfrentar o Jacaré existe uma outra luta que é contra a balança", diz Coach Rubens, ao UOL Esporte.
O desafio do treinador é perder 13 kg em 50 dias de preparação. Faltam sete. Além de desenvolver habilidades em diferentes modalidades. "Precisei adotar uma dieta rígida e uma organização de treinamento muito puxada", conta, satisfeito com os resultados alcançados até agora: "Eu tenho quase 40 anos e acredito que estou reencontrando minha forma física através da arte marcial."
O tal "Shape Faixa Preta" é justamente um mix de treinamentos esportivos e mentalidade das artes marciais. A ideia de transformar esse método numa luta surgiu depois de uma gravação que envolveu o Coach Rubens e Ronaldo Jacaré no YouTube. O treinador administra um perfil no Instagram com 350 mil seguidores e um canal de vídeos com mais de 650 mil inscritos. O lutador de MMA foi um dos convidados num vídeo sobre "os nocautes mais brutais do mundo" e em meio à resenha nasceu a ideia de promover esse combate.
Pode parecer loucura, mas acredito que se não fosse isso eu não me motivaria tanto a fazer uma imersão nessa modalidade tão profunda quanto tem sido. Saber que no final eu terei um dos lutadores mais temidos do mundo de frente para mim me desafia e me faz ter mais comprometimento com o projeto."
Apesar de não ser uma luta oficial e, por isso, Ronaldo Jacaré não precisar de autorização para subir ao octógono, a organização promete seguir protocolos de segurança e fazer tudo como manda o figurino. O combate acontecerá nos Estados Unidos, mas terá transmissão e torcida online.
Desta vez, os olhares não estarão 100% voltados a Ronaldo Jacaré. Ele não luta desde o UFC São Paulo, em novembro do ano passado, quando decidiu se testar nos meio-pesados e foi vencido por Jan Blachowicz. De volta ao peso-médio, sua categoria de origem, espera novidades na agenda, se recupera de um problema no ombro e participa desta ação promocional em que o outro envolvido torce para que deixe importantes mensagens.
"Eu acredito de verdade que as pessoas têm uma tendência a buscar o comodismo em tudo, seja no relacionamento, nas amizades, no trabalho. Eu quero ser a prova de que se você se coloca de frente para novos desafios nunca mais será o mesmo. Eu não sou um lutador, mas decidi enfrentar um, porque a luta em si não me fará um vitorioso, mas o processo todo vai", reflete Rubens Gomes. Está chegando a hora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.