TV Brasil negocia direitos da Série D e se interessa por estaduais menores
A TV Brasil, emissora controlada pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), órgão do Governo Federal, quer aumentar a oferta de eventos esportivos. O canal deve anunciar nas próximas semanas a aquisição da transmissão da Série D do Campeonato Brasileiro, a quarta divisão do futebol nacional, que retornaria para o grupo depois de quatro - o último ano de exibição foi em 2016.
Além disso, a EBC está interessada em alguns campeonatos estaduais alternativos, em estados onde os canais públicos afiliados ao canal estatal possuem bom alcance e potencial de audiência.
A ideia de fazer este investimento aconteceu depois da exibição da final do Campeonato Paraense, entre Remo e Paysandu, que foi exibida pela TV Cultura do Pará no último mês de agosto e marcou mais de 30 pontos de audiência em Belém. A TV Brasil pretende que esse fato se repita em algumas capitais pelo país.
Segundo apurou o UOL Esporte, a EBC já está em tratativas finais com a CBF para a transmissão da Série D. Os jogos decisivos seriam exibidos, no final do ano. Normalmente, a ideia é transmitir uma partida por rodada final no fim de semana.
O objetivo da CBF é conseguir que o torcedor de clubes menores assistam à possibilidade de seu time subir para a terceira divisão nacional. Hoje, apenas uma questão de valores separam a TV Brasil de anunciar o evento.
A última vez que a TV Brasil mostrou uma divisão nacional foi entre 2014 e 2016, com a exibição de jogos da Série C e D do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, com a transmissão de jogos do Santa Cruz na terceira divisão nacional, por exemplo, conseguiu liderar na audiência na Grande Recife com números acima dos 20 pontos.
Outro ponto para o futuro é tentar alguns campeonatos estaduais que estão sem dono na televisão brasileira. A TV Brasil tem pedido ajuda para sondar federações estaduais sobre a exibição em todo o Brasil para tentar adquirir alguns estaduais menores, torneios que estão sem acordo na televisão. Uma das federações acionadas foi a Sergipana, que não tem o Campeonato Sergipano exibido para todo o Brasil desde o fim do Esporte Interativo, em 2018.
No entanto, esse plano depende muito da Série D ser fechada definitivamente. A EBC tem tratado tudo com cautela, porque a promessa do Ministério das Comunicações era enxugar o órgão. Procurada oficialmente pela reportagem, a EBC não respondeu aos contatos feitos pelo UOL Esporte. Vale lembrar que a Série D já é exibida pelo MyCujoo, plataforma de streaming esportiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.