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SBT suspende produções e demite, mas mantém ideia de investir no Esporte

Eliana e Teo José durante transmissão da Libertadores (Reprodução / Twitter) Imagem: Reprodução / Internet

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

03/10/2020 04h00

O SBT viveu uma semana positiva e negativa ao mesmo tempo. Na ponta de cima, o canal de Silvio Santos comemorou os índices e o êxito de partidas da Libertadores, em que chegou a liderar no Rio de Janeiro, com Flamengo x Indepediente Del Valle. Abaixo, a emissora decidiu suspender a produção de pelo menos três atrações, não renovou contratos e demitiu produtores de programas de entretenimento comandados até pelas filhas de Silvio Santos, Patrícia e Silvia Abravanel.

No entanto, isso não vai abalar o novo projeto esportivo da emissora. Segundo apurou o UOL Esporte, ainda existe um sinal verde da alta executiva do SBT em continuar observando possíveis eventos para adquirir direitos. Outra orientação é reforçar o setor de jornalismo do segmento para a cobertura da Libertadores e do dia a dia de clubes brasileiros.

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A boa notícia neste sentido é que a compra da Libertadores já se pagou com a venda de cotas de patrocínio. Nesta semana, o SBT fechou a terceira cota master para suas transmissões, com a Amazon Prime Video. Antes, já tinha vendido exposição para as marcas Claro e Sportingbet.TV.

Mesmo com descontos, o SBT já ultrapassou o mínimo que garantiu por contrato para a Conmebol por ano de acordo até 2022 - 15 milhões de dólares (R$ 85 milhões no câmbio atual).

Com três marcas e praticando descontos normais de mercado, ao vender as cotas masters abaixo do preço de tabela por cerca de R$ 35 milhões, o SBT já chega a faturamento de R$ 105 milhões com a Libertadores. A operação já é considerada bem-sucedida e defende a nova ideia interna que futebol e esporte custam caro, mas vendem muito bem.

Por fim, a emissora ainda projeta a estreia de programas esportivos semanais. Nesta semana, chegaram dois membros de bastidores para atuar especificamente na área esportiva. O SBT ainda quer ter uma atração com o comando da jornalista Paloma Tocci, que repercuta o futebol durante a semana. A apresentadora sabe do interesse da emissora concorrente à Band, onde atua neste momento, mas não recebeu uma proposta oficial ainda.

Mesmo com essas boas notícias, o SBT parece que ainda vive dificuldades em outros setores. Nesta semana, a emissora de Silvio Santos anunciou a suspensão da produção da novela "Poliana Moça", a continuação da novela "As Aventuras de Poliana". Os contratos que vão vencer em 31 de outubro não serão renovados, mas em comunicado, o canal prometeu que a produção será feita no ano que vem e todos os atores, se desejarem, serão recontratados.

A emissora também demitiu a produção do programa infantil "Bom Dia & Cia", apresentado por Silvia Abravanel. Ao saber que sua equipe seria mandada embora, a filha de Silvio tentou abrir mão de seus vencimentos para salvar os empregos, o que não foi possível.

Outras demissões aconteceram na equipe do programa "Topa ou Não Topa", apresentado por Patrícia Abravanel. Os profissionais haviam sido remanejados durante a pandemia para outras atrações, mas foram desligados nesta semana.

Dispensas também ocorreram na produção do "Programa Raul Gil". O veterano, que está no SBT faz 10 anos, está sem gravar desde fevereiro e só voltará aos estúdios quando uma vacina da Covid-19 for descoberta.

Enquanto isso, membros de sua produção foram mandados embora. Raul Gil e seu filho, diretor do programa, tentaram salvar os empregos alegando que o pai estava pronto para gravar de casa com todos os cuidados, mas também não houve êxito.

Por fim, quem também saiu do SBT foi a apresentadora Maísa Silva. Após 13 anos de emissora, ela decidiu não renovar o contrato que tinha com o canal de Silvio Santos, que vence no fim de outubro. A emissora informou que foi uma decisão da própria artista, e não da TV.

Em todo o Grupo Silvio Santos, espera-se que pelo menos 500 funcionários sejam mandados embora por causa de questões financeiras. É nesse foco em Esporte que o SBT entende que os eventos esportivos podem ajudar bastante numa retomada financeira nos próximos anos.

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