Topo

Esporte da Disney sobe 72% no Ibope com Libertadores, NBA e NFL

Arrascaeta disputa bola com Byron Castillo durante Barcelona (EQU) x Flamengo pela Libertadores: jogo deu recorde de Ibope no ano para canais esportivos da Disney - Dolores Ochoa / POOL / AFP)
Arrascaeta disputa bola com Byron Castillo durante Barcelona (EQU) x Flamengo pela Libertadores: jogo deu recorde de Ibope no ano para canais esportivos da Disney Imagem: Dolores Ochoa / POOL / AFP)

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

06/10/2020 04h00

O balanço de audiência do mês de setembro voltou a garantir altos índices para os canais esportivos da Disney. ESPN Brasil e Fox Sports conseguiram elevar os seus números devido ao início de diversos eventos, como a Copa Libertadores, a NBA, NFL e a La Liga. A empresa norte-americana está comemorando o resultado e, contando todos os canais de esporte que tem, fica apenas 0,04 ponto atrás dos canais SporTV.

Seguindo dados consolidados do Kantar Ibope, obtidos pelo UOL Esporte, ESPN e Fox Sports tiveram um aumento de 72% de audiência no comparativo entre os meses de agosto e setembro. Fox Sports e ESPN Brasil estão na lista dos trinta canais pagos mais vistos da TV por assinatura. O Fox Sports fechou com 0,13 ponto, enquanto a ESPN Brasil teve 0,07. Contando cada canal, o Sportv foi líder geral, com 0,18.

Entre os eventos que voltaram a ser disputados em setembro, estão a Premier League, La Liga, NBA, NFL, Libertadores da América e MotoGP. A empresa tem adotado estratégia específica para a transmissão de cada um desses campeonatos, compartilhando o direito entre seus canais esportivos em alguns casos, como a Premier League, a LaLiga e a NFL, e mantendo a exclusividade na Fox Sports para a Libertadores da América e MotoGP. A ESPN permanece exclusiva com a NBA.

A vitória do Flamengo diante do Barcelona, no Equador, por 2 a 1, está entre os eventos esportivos mais assistidos do mês de setembro nos canais Disney. O jogo foi a quarta partida mais assistida na história do Fox Sports, e garantiu a liderança de audiência em toda a TV por assinatura para o canal. O jogo marcou 9 pontos de média com picos de 11 na TV paga, um índice bastante relevante. Na ESPN, os playoffs da NBA tiveram um aumento de audiência de 21% e a tendência é que o canal registre números ainda mais altos com a exibição exclusiva na TV por assinatura das finais entre Los Angeles Lakers e Miami Heat.

Desde que a fusão com a Disney ocorreu, no mês de maio, Fox Sports e ESPN têm registrado altos índices de audiência com a unificação do portfólio esportivo dos dois canais. Para mostrar a integração do grupo, tornou-se prática comum a presença de profissionais de Fox Sports na ESPN e vice-versa, além de ações de promoção de conteúdo entre os canais esportivos, bem como Os Simpsons no FOX Channel, séries do FOX Premium e conteúdos do National Geographic, todos do grupo Disney.

Veja a audiência dos canais pagos de Esporte em setembro no PNT:

SporTV 0,18

Fox Sports 0,13

ESPN Brasil 0,07

SporTV 2 0,06

SporTV 3 0,05

ESPN 0,03

Fox Sports 2 0,01

ESPN2 0,01

BandSports 0,01

WooHoo 0,00

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a audiência dos canais Disney não supera a dos canais SporTV.