Topo

Corinthians

SPFC "salva", e Globo exibe jogo do Corinthians que não teria transmissão

Otero em ação durante Corinthians x Atlético-GO pelo Brasileirão 2020 - Ettore Chiereguini/AGIF
Otero em ação durante Corinthians x Atlético-GO pelo Brasileirão 2020 Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

06/10/2020 10h13

A CBF oficializou na noite de ontem (5) a mudança de horário da partida entre Athletico Paranaense e Corinthians, marcada para o dia 14 de outubro e válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes previsto para começar às 20h30, o jogo foi alterado para a faixa das 21h30. Assim, o duelo, que não teria transmissão na televisão, será exibido pela Globo em TV aberta para boa parte do país, incluindo os estados de São Paulo e Paraná.

A situação do São Paulo na Libertadores pesou para que a decisão fosse tomada. Fora das oitavas de final, o clube do Morumbi deve passar a disputar a Copa Sul-Americana - só uma derrota para o Binacional em casa tira o terceiro lugar do Tricolor no grupo, e o consequente encaminhamento para o segundo torneio da Conmebol.

Por isso, a CBF resolveu remarcar todos os jogos do São Paulo em outubro, inclusive o confronto contra o Ceará, que seria exibido pela Globo no dia de Atlhetico x Corinthians.

A exibição da partida foi confirmada pela emissora carioca. Com isso, será a segunda vez que o Athletico terá um jogo transmitido pela Globo este ano. Atualmente o clube vive guerra jurídica com a emissora por causa da intenção do clube de usar a MP do Mandante para mostrar seus jogos em casa no serviço de pay-per-view próprio.

A Globo tinha deixado a partida contra o Corinthians sem exibição - era apenas a segunda vez que isso acontecia na era dos pontos corridos em compromissos envolvendo o clube paulista. Mesmo com a exibição em TV aberta, hoje o Athletico tem decisão favorável da Justiça para exibir o jogo para seus sócios e torcedores rivais que queiram pagar pelo serviço fechado.

A liminar judicial, no entanto, pode cair a qualquer momento, já que a Globo recorreu após a última decisão, que autorizava a transmissão em circuito fechado pelo Athletico. A MP do Mandante caduca no dia 17 de outubro, depois de 120 dias. Com isso, os torcedores de Grêmio e Athletico Goianiense podem se dar mal. Enfrentando o Athletico na 17ª e na 18ª rodada, respectivamente, esses times também não terão seus jogos mostrados em nenhuma plataforma nacional - apenas para o público do exterior, através de sites de apostas.

Até a 20ª rodada, a Globo só vai exibir dois jogos do Athletico. No ano passado, o clube paranaense, que só tem acordo com a emissora para TV aberta, foi o que mais teve transmissões na mídia, o que fez o clube faturar muito dinheiro pelo alto número de compromissos mostrados.

Já o Corinthians continuará sendo a atração do futebol às quartas, o que pode prejudicar a arrecadação em pay-per-view do clube, um dos campeões de assinatura no Premiere.

Entre setembro e outubro, o Timão terá um total de cinco partidas nas noites de quarta, por causa da estratégia da Globo em enfrentar a Libertadores no SBT. Até aqui, a ideia tem dado certo. O Corinthians mantém a audiência acima dos 20 pontos para a emissora carioca em São Paulo, com larga vantagem diante dos concorrentes.

Corinthians