Topo

Muricy critica brasileiros: "Técnicos têm que parar de chorar um pouquinho"

Muricy Ramalho, comentarista do Grupo Globo - Reprodução/TV Globo
Muricy Ramalho, comentarista do Grupo Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/10/2020 14h16

O ex-treinador Muricy Ramalho afirmou que os técnicos brasileiros têm usado suas ideias de jogo como muletas para justificarem resultados ruins. Na opinião do hoje comentarista do Grupo Globo, boas ideias e bons resultados são indissociáveis.

"Acho que os treinadores têm que parar de chorar um pouquinho. Quando não tem o resultado, eles falam agora que a ideia é boa. Não é bem assim. Tem que ter os dois juntos. São inseparáveis. Isso de falar só de conceito é conversa para ficar legal", declarou o ex-técnico em participação no Seleção SporTV hoje.

Muricy avaliou, ainda, que os treinadores que trabalham no Brasil precisam ser capazes de se adaptar ao elenco, já que os clubes no país não tem poderio financeiro para contratarem jogadores de acordo com ideias.

O comentarista disse acreditar que esse cenário só é possível em grandes times europeus, citando Guardiola e o Real Madrid como exemplos.

"Boa ideia só é boa se tiver resultado. O Guardiola é o Guardiola porque ele ganhou. E não é só no futebol. Os resultados têm que acompanhar a ideia para ela ser boa. Às vezes, a ideia até é boa, mas não tem jogadores para desenvolver a ideia. Só dá para fazer isso na Europa. Se o técnico do Real Madrid quer jogar com um líbero, por exemplo, ele pede o melhor do mundo na posição para o presidente. Aqui no Brasil, a gente tem que chegar no clube e olhar as características dos jogadores, adaptando a ideia", acrescentou.

Como treinador, Muricy Ramalho tem como principais conquistas quatro Campeonatos Brasileiros (2006, 2007 e 2008, pelo São Paulo, e 2010, pelo Fluminense) e uma Copa Libertadores da América (2011, pelo Santos).