Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Brasil estreia nas Eliminatórias com direitos divididos; veja onde assistir

Neymar, atacante da seleção brasileira, durante treino na Granja Comary - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar, atacante da seleção brasileira, durante treino na Granja Comary Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

09/10/2020 04h00

A seleção brasileira vai estrear nesta sexta-feira (9) nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 com uma situação insólita. Pela primeira vez em muito tempo, o Grupo Globo não terá os direitos totais da competição. Ao todo, a competição tem apenas 18 jogos totalmente garantidos para o mercado brasileiro, já que a emissora adquiriu apenas os jogos em casa do Brasil e da Argentina por toda a competição - o que garante o maior clássico sul-americano em TV aberta e paga.

A mudança acontece por causa de uma determinação da FIFA, que ordenou que as federações nacionais negociem diretamente os direitos dos jogos em casa, numa espécie de Lei do Mandante, como a que está tentando ser aprovada no Brasil pelos clubes brasileiros. Para negociarem em bloco, as federações contrataram a empresa Mediapro, que vende para todo o mundo os direitos de exibição da LaLiga - inclusive aqui para o Brasil. Essa negociação se arrastou bastante até a estreia.

Faltando horas para a partida começar, a Mediapro fechou um acordo com a Turner para a exibição de partidas no EI Plus, plataforma de streaming esportiva da programadora, que pode ser acessada pelo UOL Esporte Clube. A programadora não vai pagar nada pelos direitos, e apenas vai receber em um esquema meio a meio do que for vendido com a dona dos jogos. O valor é na casa de R$ 19,90 e prevê a exibição de Peru x Brasil na próxima terça (13).

Por causa desta confusão, o UOL Esporte esclarece tudo agora e mostra onde você pode assistir os jogos das Eliminatórias nesta sexta (9) no mercado brasileiro.

Veja:

Brasil x Bolívia (NeoQuimíca Arena, 21h30) - Globo e Sportv

A estreia da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa de 2022 pode não ter Neymar. O principal jogador brasileiro em atividade sente uma lesão e ainda é dúvida. Quem poderá atuar é Everton Ribeiro, ídolo do Flamengo, cotado para substituir o atacante do PSG. Mas quem vai estar na transmissão da partida é Galvão Bueno.

Titular do Esporte da Globo, o narrador de 70 anos não pode fazer a estreia da seleção por ser do grupo de risco do novo coronavírus. Em seu lugar, a Globo escalou Luís Roberto, que vai estrear em um jogo oficial das eliminatórias. Enquanto isso, Galvão Bueno fica nos comentários diretamente de sua casa, em Londrina (PR). Junto com Galvão e Luís, estarão com Roger Flores e Júnior.

No Sportv, Luiz Carlos Jr narra a partida com Lédio Carmona, Muricy Ramalho e André Hernan.

Colômbia x Venezuela (Metropolitano de Barranquilla, 21h30) - EI Plus, disponível no UOL Esporte Clube

A seleção comandada por James Rodrigues recebe a Venezuela, que tem crescido nos últimos anos e vem para uma eliminatória tentar sua primeira vaga em Copa do Mundo com uma geração que foi vice-campeã de futebol sub-20. O jogo será exclusivo do EI Plus, plataforma de streaming da Turner, disponível para os assinantes do UOL Esporte Clube. O jogo será narrado por Jorge Iggor.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, a seleção brasileira estreia hoje, sexta-feira, 9 de outubro, e não 8 de outubro. O erro foi corrigido.