Topo

Mestre de xadrez que foi pego colando é expulso de evento por usar RG falso

Igors Rausis (em destaque) foi banido de torneios da Fide, mas tentou jogar uma competição na Letônia com o nome de Isa Kassimi - I. Leitis/Valka.lv
Igors Rausis (em destaque) foi banido de torneios da Fide, mas tentou jogar uma competição na Letônia com o nome de Isa Kassimi Imagem: I. Leitis/Valka.lv

Do UOL, em São Paulo

13/10/2020 13h00

O mundo do xadrez viveu um final de semana agitado. Tudo por culpa de Igors Rausis, um enxadrista da Letônia que se envolveu em outros escândalos recentes.

Neste sábado (10), Rausis foi flagrado tentando participar de uma competição com um documento falso de identidade, apresentando-se como Isa Kassimi. A informação foi no domingo (11) divulgada por Emil Sutovsky, diretor da Fide (Federação Internacional de Xadrez), no Facebook.

O problema é que o letão está banido de eventos da Fide desde 2019, quando foi fotografado em um banheiro usando um celular durante uma pausa de uma disputa. Telefones são proibidos em competições, porque softwares podem ser usados para oferecer vantagens a competidores — que, em determinados casos, precisam passar por detetores de metais para eventos. Na ocasião, em decorrência disso, Rausis teve seu título de Grande Mestre cassado pela entidade.

Neste final de semana, no entanto, ele tentou participar de uma competição em Valka, na Letônia, e inclusive se apresentou inicialmente usando uma máscara para atrapalhar a identificação, alegando medida de proteção contra a pandemia do novo coronavírus. E só não conseguiu porque foi identificado por outro competidor, que alertou os organizadores.

"(Rausis) consegui até jogar duas rodadas, depois das quais o Grande Mestre (Arturs) Neiksans exigiu a exceção do Rausis do torneio. Neiksans foi apoiado por outros participantes, e após o processo com os organizadores, Rausis foi informado de que não poderia continuar o torneio", descreveu Sutovsky no Facebook.

O torneio, entretanto, não tinha o aval da Fide, uma vez que contava com poucos participantes (37) e um prêmio total considerado pequeno (mil euros, ou quase R$ 6,6 mil).