Carreira no esporte fez Joe Biden superar gagueira e ser acusado de mentir
Quem vê Joe Biden hoje, eleito presidente dos Estados Unidos, não imagina que, quando criança, o político que tanto precisa ser persuasivo com as palavras, sofreu para conseguir falar em público e gaguejava quando tentava tal proeza. Só havia uma frase que dizia aos gritos sem vacilar: "passa a bola pra mim".
Esse era Biden gritando para os colegas de time antes de fazer suas determinantes jogadas na equipe de futebol americano do colégio Archmere, em Claymont, no estado norte-americano de Delaware. A cada acerto, a confiança em si aumentava, o que tornou o esporte determinante para que ele superasse a dificuldade na fala e o bullying dos amigos. Fora do campo, ainda treinava a leitura de poemas em voz alta. Confiança e treino, duas coisas importantes para qualquer atleta.
"Tanto quanto eu não tinha confiança para me comunicar verbalmente, eu sempre tive confiança nas minhas habilidades com esporte. Esporte era tão natural pra mim como falar não era. O esporte se tornou o meu passaporte para ser aceito. Eu não era facilmente intimidado em um jogo, mesmo quando eu gaguejava, eu sempre era o menino que dizia: passa a bola pra mim", escreveu Joe Biden em seu livro de memórias publicado pela primeira vez em 2007.
A principal habilidade de Joe Biden era a velocidade na hora de correr e se destacou no time de futebol americano como receiver, mas também jogava como halfback. Antes de se formar e ir para a faculdade no começo dos anos 1960, ainda ajudou o time, famoso por suas derrotas, a ter uma temporada invicta com oito vitórias.
Como nem todo jovem talentoso se transforma em um jogador de sucesso, a carreira de Joe Biden no esporte não foi além dos portões acadêmicos, mas mesmo curta, serviu para alimentar grande polêmica em 2012, quando era candidato a vice-presidente dos Estados Unidos ao lado de Barack Obama, que tentava se reeleger.
Na ocasião, foi chamado de mentiroso por ter dito que jogou futebol americano no time da Universidade de Delaware. Quem diria que uma carreira amadora no esporte poderia servir de pólvora para os noticiários. O caso estampou os jornais do país acusando o político de mentir sobre ter jogado uma partida pela Universidade de Delaware contra a Universidade de Ohio.
Em um de seus discursos feitos na época da eleição de Obama, Biden reafirmou para uma multidão em Athens, cidade do estado de Ohio, que competiu contra a equipe da universidade local e venceu em 1963. "Na minha idade você não tem muita certeza das memórias. Os dias de glória parecem mais gloriosos do que realmente foram. Mas eu chequei na internet que em outubro de 1963 nós viemos aqui e os derrotamos por 29 a 12", disse.
Na verdade, o hoje presidente dos EUA atuou na época em uma equipe de calouros de Delaware. Mas não durou muito tempo, foi orientado pelos pais a se dedicar aos estudos. Além disso, em 1964 conheceu a primeira mulher, Neila Hunter, a quem visitava nas folgas da universidade. Neila, que morreu em 1972 em acidente de carro, vivia no estado de Nova York. Para Joe Biden, não havia mais tempo para o esporte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.