Globo mantém planos com futebol feminino mesmo com possível "fico" da F1
A grande possibilidade de a Globo renovar o contrato de transmissão da Fórmula 1 para o ano que vem não finalizou os planos para o futebol feminino aos domingos. A emissora ainda mantém ideias de ter eventos da modalidade em sua programação, seja em TV aberta ou em seu canal esportivo da TV paga, o Sportv.
Para ajudar o público na aclimatação, o Esporte da Globo passará a produzir cada vez mais reportagens de análises táticas para o "Esporte Espetacular", no domingo de manhã.
Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, estão previstos VTs sobre as semifinais e as finais do Brasileirão feminino, que acontecem nas próximas semanas. Mesmo que hoje o produto seja de concorrentes - Twitter e ESPN Brasil vão exibir os jogos -, a Globo entende que o fato é importante para criar uma cultura em seu telespectador.
A ideia era que os jogos femininos ocupassem o horário das manhãs de domingo no lugar da Fórmula 1, que não teria seu contrato de transmissão renovado. Mas, após mudanças repentinas, a Globo já negocia com a Liberty Media, dona da categoria, a extensão deste acordo com a categoria de automobilismo. Mesmo com isso, a emissora segue interessada e estuda um novo horário para exibição do futebol feminino em TV aberta.
No fim de semana passado, para falar sobre o clássico entre Palmeiras e Corinthians, que é uma das semifinais do nacional das mulheres junto com Avaí/Kindermann x São Paulo, o Esporte Espetacular já preparou algo com uma abordagem tática sobre o Brasileirão feminino.
O plano da Globo é adquirir os direitos do Brasileirão feminino e mostrar um jogo por rodada na TV aberta em um horário mais acessível, enquanto outros seriam mostrados na TV por assinatura e até mesmo no Premiere, seu serviço de pay-per-view.
Além de um rodízio de narradores, as partidas seriam comentadas e reportadas por mulheres. Vale ressaltar, porém, que a Globo planeja contratar uma narradora para sua equipe esportiva no ano que vem e monitora nomes no mercado. Adquirir o Brasileirão feminino acostumaria o público a ver a modalidade não somente em ano de Copa do Mundo. Outro ponto é que o grupo de comunicação acha que pode ajudar na profissionalização do produto no Brasil.
A entrada no Brasileirão feminino também ajudaria bastante no pacote publicitário de futebol da Globo, em desfalque pela perda do Campeonato Carioca e da Libertadores em 2021. Porém, a emissora ainda não fez uma proposta concreta e segue apenas monitorando a situação.
Internamente, profissionais mulheres da emissora pedem que a competição seja olhada com carinho, para cativar um novo público. Atualmente, os jogos do Brasileirão feminino são exibidos pela Band, no Twitter e pela plataforma MyCujoo. A ESPN Brasil fechou um acordo pontual para as semifinais e finais do Brasileirão e tem interesse continuidade do evento na temporada seguinte, por causa da boa repercussão.
Sobre a Fórmula 1, a Globo confirmou na quarta (11) que está negociando novamente um acordo para renovação contratual com a Liberty Media, dona do principal evento do automobilismo mundial.
A Rio Motorsports, que era dona dos direitos depois que a Globo desistiu inicialmente da categoria, saiu do negócio após alguns meses. A expectativa da emissora é fechar por um valor muito mais em razoável do que foi pedido pela Liberty no ano passado - em desdobramento considerado internamente uma vitória.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.