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SBT e Disney se unem e avaliam comprar direitos da Fórmula 1 no Brasil

Lewis Hamilton na Fórmula 1: SBT e Disney se interessam conjuntamente pelos direitos                  - Reprodução/Twitter
Lewis Hamilton na Fórmula 1: SBT e Disney se interessam conjuntamente pelos direitos Imagem: Reprodução/Twitter

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

09/12/2020 04h00

SBT e Disney planejam uma união para adquirir os direitos de transmissão da Fórmula 1, cujo atual contrato, com a Globo, termina ao fim desta temporada. Por enquanto, um contato inicial foi realizado com a Liberty Media, que vê a situação com bons olhos.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, a ideia é que o canal de Silvio Santos exiba a corrida em TV aberta nas manhãs de domingo a partir de 2021. Já a Disney, com a ESPN Brasil, entraria no lugar do Sportv atualmente. O canal fechado do Grupo Globo mostra os treinos livres de sexta e sábado, além da definição do grid de largada no sábado e a corrida em VT no domingo, em horário alternativo. Os custos dos direitos seriam divididos e cada uma venderia cotas publicitárias para patrocinadores diferentes.

O assunto ainda está restrito aos executivos mais altos de ambas as empresas. Nos bastidores, admite-se que o tema, por enquanto, é algo embrionário, mas que anima bastante devido ao ótimo relacionamento que as duas emissoras possuem. Neste ano, por exemplo, a Disney liberou profissionais de seu setor esportivo para que a TV aberta, que não exibia futebol desde 2003, pudesse mostrar jogos da Libertadores e a final do Campeonato Carioca.

A Liberty Media gostou do que ouviu na primeira sondagem. A empresa dona da F1 entende que as duas TVs possuem abrangência parecida com a Globo em TV aberta e paga e poderiam manter a categoria em bom cartaz no Brasil. Vale ressaltar que não existem negociações ativas neste momento. Tudo vai depender de como Disney e SBT se entenderem daqui para frente.

Desde o mês passado, Liberty e Globo começaram a conversar para a renovação contratual. O acordo vigente se encerra ao final da temporada. A empresa estrangeira entende que manter a parceria de anos seria o mais prudente neste momento, considerando a retração da economia global, em detrimento de novas apostas. A dona da F1 teve problemas financeiros sérios em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Brasil ainda representa a maior audiência da Fórmula 1 com a exibição em televisão aberta nas manhãs de domingo. O país responde por 23,5% do alcance global da categoria. Em uma longa negociação com a Liberty, a Globo chegou a anunciar que abriria mão dos direitos da competição pela primeira vez desde 1981, por não concordar com os valores cobrados. Em 2019, a Globo ofereceu cerca de US$ 20 milhões, mas a Liberty queria US$ 22 milhões por ano para a renovação.

Agora, a tendência é que as novas tratativas girem em valores inferiores. A própria Globo confirmou, em comunicado, que os valores do possível novo contrato serão compatíveis com o atual momento da economia mundial. "A Globo retomou as conversas com a FOM/Liberty Media sobre os direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos de esportivos", indicou a emissora.

Procurados pela reportagem, Disney e SBT não comentam oficialmente o assunto.

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