Topo

Time de beisebol deve mudar de nome após protesto antirracista, diz jornal

"Cleveland Indians" mudará de nome após protestos de torcedores e entidades indígenas, segundo jornal - Jason Miller/Getty Images
"Cleveland Indians" mudará de nome após protestos de torcedores e entidades indígenas, segundo jornal Imagem: Jason Miller/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/12/2020 10h07Atualizada em 14/12/2020 10h12

O Cleveland Indians estuda um novo nome após protestos antirracistas organizados por torcedores e entidades representantes de povos indígenas nos Estados Unidos, segundo o jornal The New York Times. O anúncio do novo nome deve acontecer esta semana.

Essa não será a primeira vez que o time fará uma mudança em sua identidade após acusações de racismo contra indígenas. Em 2019, o Cleveland abandonou o seu escudo com uma caricatura do "Chefe Wahoo".

O time é popularmente conhecido como "os índios", ou "índios de Cleveland" mesmo não mantendo nenhuma relação com a população indígena norte-americana.

A luta de entidades e grupos indígenas americanos contra o uso de seus nomes por equipes esportivas é antiga e já surtiu efeito em outras ocasiões. Em julho, pela NFL, o então Washington Redskins mudou de nome para "Washington Football Team".

Acontece que o termo redskins (pelo vermelha, em inglês) é utilizado para se referir de maneira racista e pejorativa contra indígenas americanos e seus descendentes.

Trump se incomoda

O presidente americano em exercício Donald Trump não gostou das mudanças no Cleveland e disse que essa é uma má notícia até mesmo para o clube.

"Ah não! O que está acontecendo? Isso não é uma boa notícia, mesmo para "Indians". Cancele a cultura no trabalho!", escreveu o político no Twitter.