Topo

Jogador de rúgbi fez cidade mudar de nome antes de ter vídeo pornô vazado

Kurt Capewell em ação no State of Origin 2020, clássico australiano de rúgbi - Mark Kolbe/Getty Images
Kurt Capewell em ação no State of Origin 2020, clássico australiano de rúgbi Imagem: Mark Kolbe/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/12/2020 12h00

O jogador de rúgbi Kurt Capewell ganhou o noticiário de boa parte do mundo depois de aparecer em um vídeo pornô gay vazado na última semana na Austrália. O atleta de 27 anos de idade viveu um drama com o conteúdo na internet, mas ganhou apoio da família e dos companheiros de time, o Penrith Panthers, para suportar o trauma da divulgação das imagens íntimas.

O que também o ajudou, como ele próprio destacou nas redes sociais, foram as mensagens de força que recebeu dos fãs. Capewell vivia - e ainda vive - o auge da carreira quando precisou lidar com a situação delicada extracampo.

Depois de uma lesão no joelho no início do ano, o australiano se recuperou, voltou ao elenco dos Panthers e participou do vice-campeonato da equipe na NRL, a liga australiana de rúgbi, em 2020.

A projeção da temporada no time finalista fez com que um "sonho" fosse realizado há cerca de um mês. Em novembro, Kurt Capewell foi convocado para jogar o State of Origin, uma espécie de All-Star Game da liga local de rúgbi, que coloca frente a frente representantes de dois estados australianos: o New South Wales Blues e o Queensland Marrons.

Estar no clássico, disputado em melhor de três partidas, é o desejo de todo profissional da modalidade e mexe com o país. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a pequena Charleville, cidade que entrou em êxtase e até "mudou de nome" temporariamente diante do segundo cidadão representando o município no jogo em toda a história: justamente Capewell.

Cidade de Charleville, na Austrália, mudou de nome em homenagem a Kurt Capewell - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Prefeito da cidade de 3.300 habitantes, Shaun Radnedge prometeu que mudaria o nome da cidade em homenagem ao jogador de rúgbi caso ele participasse dos jogos em 2020. Daí, Charleville virou Kurtsville (Vila do Kurt) - veja na imagem acima.

"Foi dito que se ele jogasse os três jogos eu mudaria o nome de Charleville para Kurtsville por 24 horas", disse Radnedge. "Então, lembrei-me disso quando ouvimos que Kurt iria participar do terceiro [jogo] State of Origin consecutivo", contou o prefeito.

"Este tipo de oportunidade não surge com muita frequência", afirmou. "Quão bom é termos um representante de uma cidade de 3.300 habitantes, poder fornecê-lo não apenas para a NRL, como também para o State of Origin, ele jogar três [partidas] e ter um papel importante?".

Lesão transformou Kurt Capewell em técnico "temporário"

A contusão no joelho no início de 2020 fez de Kurt Capewell um treinador não oficial do Penrith Panthers por um período. A pedido do auxiliar Cameron Ciraldo, ele desenvolveu análises em vídeo para instruir os companheiros, tanto no setor defensivo como nas ações ofensivas.

"Ele me chamou e disse que queria que eu fizesse uma apresentação em vídeo para os atletas todas as semanas sobre o que deveríamos focar em nossa defesa e sobre nossas principais áreas de ataque", disse Capewell, ao site da NRL, em outubro.

Jogador de rúgbi faz alerta a jovens após vídeo pornô vazar

Kurt Capewell tinha 20 anos quando participou do vídeo pornô que viralizou na última semana. Em entrevista a portais australianos, o jogador revelou que foi inicialmente convidado para um ensaio fotográfico, como modelo, e só soube o que realmente era o trabalho já no estúdio.

Ele afirma que recebeu um valor extra para ter relações sexuais e que topou, entre outros motivos, por precisar de dinheiro à época. De todo modo, ele fez um alerta para que os jovens não precisem passar pelo que ele enfrentou nos últimos dias.

Antes de ter as imagens vazadas, o jogador disse que foi coagido a pagar uma quantia para não ter o conteúdo espalhado. Ele acionou a polícia, que abriu um inquérito, mas não prosseguiu com as investigações sobre as ameaças e o caso.

"Os organizadores [do vídeo pornográfico] deram incentivos, como dinheiro extra para eu me envolver no filme adulto. Eu tenho total responsabilidade sobre o que ocorreu. Mas a minha mensagem é para os jovens tomarem cuidado quando oferecerem dinheiro para sessões de foto. Esta não é a pessoa que sou hoje. Tive que aprender do jeito mais difícil. Espero que outros não passem pelo que passei", declarou Capewell.