Champions, F1 e mais: eventos esportivos que podem mudar de canal em 2021
O ano de 2020 foi intenso em relação a negociações de direitos de transmissão na televisão brasileira. A ida da Libertadores da Globo para o SBT movimentou uma temporada que ainda teve a fusão entre Disney e Fox, a criação do pay-per-view da Conmebol e Band comprando Campeonato Alemão, Campeonato Italiano e Campeonato Russo.
A tendência deve se manter em 2021, já que diversos eventos de futebol e de outras modalidades estão pendentes no mercado brasileiro. Alguns torneios têm até o risco de não serem exibidos para o país, já que começam ainda no início do ano. Outros terão uma nova licitação e podem trocar de canal ao longo da temporada.
O UOL Esporte lista para você quais eventos podem movimentar o mercado de transmissões em 2021.
Liga dos Campeões
A tão esperada licitação pelos direitos de transmissão do principal torneio interclubes da Europa acontece ainda no primeiro semestre de 2021. Atualmente, a Turner (TV paga e streaming) e o Facebook (TV aberta) são os donos, mas muita gente está de olho. A Disney trata como prioridade em seu projeto esportivo conseguir o retorno da competição, que ela exibiu por 20 anos e perdeu em 2015. A Globo monitora e nunca escondeu que gostaria de ter a liga mais uma vez. Já a Turner quer manter seu carro chefe no Brasil, que lhe deu o maior índice de Ibope da história da TV paga brasileira. O recorde veio na final da temporada 2019/2020, na qual o Bayern de Munique venceu o PSG.
Campeonatos Estaduais
São pelo menos três estaduais que ainda não têm transmissões garantidas em 2021: Carioca, Paranaense e Cearense. O primeiro tinha contrato com a Globo até 2024, mas o acordo foi rescindido no meio do ano graças a uma celeuma pela MP 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que dava ao mandante o direito de transmissão de um jogo. Agora, a própria emissora carioca e o SBT negociam para 2021.
Em relação ao Paranaense, o DAZN exibiu o torneio em 2020, mas, com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, abriu mão do Estadual para 2021. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda não negocia com nenhuma interessada.
Por fim, o Cearense é o que mais gera disputa no momento. Como noticiou o UOL Esporte, as afiliadas de Globo e SBT querem o evento por causa dos clássicos entre Fortaleza e Ceará. Em 2020, jogos entre essas duas equipes ultrapassaram a marca dos 30 pontos de Ibope na capital do Estado.
Copa América
O principal torneio de seleções do continente ainda não tem transmissão garantida para o Brasil. A Dentsu, empresa japonesa que detém os direitos, tentou negociar com a Band, que desistiu após saber dos valores cobrados. A empresa conversa com a Globo, que exibe o torneio seguidamente desde os anos 80. O porém é que os asiáticos buscam um contrato de longo prazo, até 2028, e as TVs querem algo apenas para a edição deste ano. A Copa América 2021 será disputada entre junho e julho, na Argentina e na Colômbia.
Liga Europa
O segundo campeonato mais importante de clubes da Uefa tem seus direitos assegurados pela Disney até o fim da temporada 2020/2021. Depois, assim como a Liga dos Campeões, uma licitação será realizada. O conglomerado americano já mostrou interesse em renovar.
Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste está garantida no SBT até 2022 - a empresa exibe a competição em estados da região. O atual contrato de direitos de transmissão da competição regional com a Disney, feito pela Fox Sports antes da fusão, termina em 2021. A empresa americana quer a renovação e pretende marcar conversas com a organizadora da competição.
Campeonato Italiano
Depois de ser devolvido pelo DAZN e de fechar acordo com Globo, Turner e Band, o Campeonato Italiano passará por um novo processo de licitação para exibição a partir da temporada 2021/2022. Uma empresa da Europa está encarregada dessas negociações, e a ideia é manter a exposição grande que a liga conseguiu na temporada 2020/2021 na televisão brasileira. A Disney tem interesse no retorno da competição, e a Band quer sua continuidade no "Show do Esporte".
Fórmula 1
O principal evento do automobilismo mundial ainda não tem definição no mercado brasileiro. A Globo tem conversas avançadas com a Liberty Media, dona da categoria, para a renovação da exibição da Fórmula 1. Se dependesse da emissora, a situação estaria tranquila até o fim de 2020, mas questões burocráticas atrapalham o acerto. A tendência é o acordo seja o primeiro grande anúncio esportivo da Globo em 2021.
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