Topo

Renata Fan e Denílson condenam uso de termo racista contra Lucas Braga

Renata Fan condena narrador por uso de termo racista contra Lucas Braga - Reprodução/Band
Renata Fan condena narrador por uso de termo racista contra Lucas Braga Imagem: Reprodução/Band

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/02/2021 12h54

A dupla Renata Fan e Denílson criticou o narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, por utilizar termos racistas para identificar Lucas Braga, do Santos, em empate em 3 a 3 com o Grêmio, ontem, pelo Campeonato Brasileiro.

Ao se referir ao jogador do Santos, o narrador pergunta o nome "daquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos?". Ao ser informado do nome, Haroldo de Souza insiste em termos racistas. "É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa", diz.

No "Jogo Aberto" de hoje, Denílson apoiou as manifestações em apoio ao jogador alvinegro. Já Renata afirmou que "não pode ser natural usar esse tipo de expressão".

"Faço jus a todas as manifestações feitas de ontem para hoje. Por mais experiência que tenha, são mais de 40 anos na comunicação, tem a sua credibilidade, mas ele foi muito infeliz no que ele falou. Independentemente do tempo de trabalho, de você ser jovem ou velho, você precisa se atualizar e saber o que está acontecendo no mundo, e o racismo não vem de hoje. A fala racista não vem de hoje. O narrador, com a credibilidade e história que tem, deveria saber o que está acontecendo no mundo para tentar evitar esse tipo de comentário", falou Denílson.

"Mais do que pedir desculpas, que é o mínimo que pode ser feito, é refletir. Isso não pode ser natural. Não pode ser natural usar esse tipo de expressão. Isso não é normal. Nós estamos evoluindo tanto na questão de dizimar o preconceito, de trabalhar contra isso. Tomara que as pessoas criem consciência e mais amor ao próximo", completou Renata.