Topo

Sormani diz que Libertadores 'não casa' com Corinthians e Flamengo

Sormani defende adiamento de Palmeiras X Flamengo após "surto" de covid - Reprodução/ESPN
Sormani defende adiamento de Palmeiras X Flamengo após "surto" de covid Imagem: Reprodução/ESPN

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/02/2021 21h56

Com a disputa pelas últimas vagas para a Libertadores esquentando, o Corinthians tenta assegurar uma vaga, torcendo para o Grêmio vencer a Copa do Brasil, e assim garantir o G8 no Campeonato Brasileiro. Caso contrário, o Alvinegro disputará a Sul-Americana, o que é muito pouco, segundo Fábio Sormani, que também acha que clubes como Timão e Flamengo deveriam ter mais tradição na maior competição das Américas.

"Time da grandeza do Corinthians não pode ficar satisfeito com a Sul-Americana. Corinthians tem que querer jogar a Libertadores. O elenco é bom? Não. O elenco do Santos é bom? Não e poderia ter sido campeão da Libertadores. O Santos teve até mais volume de jogo do que o Palmeiras. E o Santos não tinha elenco para chegar onde chegou. Então, depende muito do trabalho, do grupo, do treinador", disse o comentarista dos canais ESPN.

Sobre o tamanho do Corinthians na Liberta, em comparação ao Santos, Sormani levantou a ideia de vocação e criticou a história do clube do Parque São Jorge e também do Flamengo na competição.

"Tem umas coisas engraçadas, não sei o que vocês acham, mas tem time que nasceu para fazer uma coisa e tem time que não. O Santos nasceu para a Libertadores, é o time brasileiro que mais chegou em finais neste século. Venceu só uma, perdeu duas, mas chegou. E olha como ele chega: não tem mídia, não tem torcida, dinheiro, presidente deposto, a torcida não pressiona. O que aconteceu com o Santos nesse ano, se tivesse acontecido com o Flamengo, o Corinthians, os caras teriam derrubado a sede. Não aconteceu nada, a torcida não enche o saco, ela tem paciência", argumentou.

Com dois títulos em um intervalo de 38 anos, o Flamengo tenta mudar o histórico e engatar uma boa sequência na competição. Já o Corinthians tem apenas um título e uma final na Liberta, chegando na semi em só duas oportunidades. Sormani reforça que as campanhas dos dois times são muito pouco para o tamanho deles.

"Pega de 2012 para cá, o histórico do Corinthians na Libertadores não é bom. Eliminado duas vezes na pré, nunca mais chegou numa semifinal. Flamengo é a mesma coisa. O Dome falou, o time que tem a estrutura do Flamengo, com a torcida que tem, a mídia, o dinheiro, ganhar só duas Libertadores, tem coisa errada. Pega o Indepiendente, que não tem a metade que o Flamengo tem, ganhou sete Libertadores. Ou você nasceu para fazer aquilo ou você não nasceu. Libertadores, Corinthians e Flamengo, não casam. Libertadores casa com o Grêmio, São Paulo, Inter, Santos. Não sou o dono da verdade, mas não entendo times do tamanho de Corinthians e Flamengo fazendo campanhas pífias ao longo da história. Tem coisa errada aí, ou é má administração ou você não tem vocação para ganhar esses torneios", completou Sormani.