Topo

Médico rebate presidente da FPF e concorda com paralisação: 'Negacionista'

Dr. Miguel Nicolelis, médico e neurocientista, em entrevista ao "Globo Esporte" - Reprodução / TV Globo
Dr. Miguel Nicolelis, médico e neurocientista, em entrevista ao 'Globo Esporte' Imagem: Reprodução / TV Globo

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 15h33

A entrevista concedida por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, repercutiu mal ao enfatizar a necessidade da continuidade do Campeonato Paulista. Contrariando as orientações do governo de São Paulo e do Ministério Público, a entidade que comanda o futebol paulista ameaçou ir à justiça se for impedida de manter o calendário do campeonato estadual.

Para o presidente da FPF, "o futebol não contribui para a propagação do vírus" e afirmou que "a decisão do governo é puramente política e não científica".

Dr. Miguel Nicolelis, médico e neurocientista, participou da edição de hoje do 'Globo Esporte' criticou a fala do presidente da Federação Paulista.

"A ciência que eu conheço há 40 anos e pratico a nível mundial não está de mãos dadas com a visão do presidente da Federação Paulista de Futebol nem da CBF. A realidade é que não temos condições sanitárias de continuar com nenhuma competição municipal, estadual ou nacional. Seja ela masculina ou feminina, de nenhuma divisão, seja divisões de base ou profissional. O que precisa ser feito claramente é dar apoio aos clubes e apoio aos jogadores de futebol para ficar em casa", disse o neurocientista.

O médico afirmou que o futebol não pode estar alheio ao momento crítico que o Brasil atravessa atualmente.

"O argumento do presidente da FPF é negacionista, embora ele tenha afirmado o contrário. Não segue as normas internacionais em um país que tem a pandemia fora de controle e um colapso hospitalar nacional", completou.

A Federação Paulista de Futebol desistiu de levar as partidas do Paulistão para outro estado e estuda levar o caso à Justiça.