Jorge Ben faz 76 anos! 7 músicas dele sobre futebol - e algumas polêmicas
"África Brasil: um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver"
Vamos começar com uma CLÁSSICA - e aqui entra a nossa segunda polêmica: Fio Maravilha ou Filho Maravilha? Pode cantar como quiser que está tudo bem, mas a gravação original é "Fio Maravilha".
A letra original, composta em 1972 e lançada no disco "Ben", foi inspirada em uma jogada genial do ex-atacante Fio Maravilha, do Flamengo, em um amistoso contra o Benfica, no Maracanã. (olha ele aqui embaixo com o Zico)
Anos e anos depois, em uma entrevista ao Esporte Espetacular, da TV Globo, o ex-jogador do Fla se mostrou arrependido e disse que tudo não passou de uma ação movida por seu advogado - e que nunca teve interesse em prejudicar o autor.
Mas independente de Fio ou Filho, o que vale é cantar junto. Dá o play!
A segunda da lista é mais um clássico, lançado em 1976 no álbum África Brasil. Em "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)", ou simplesmente Umbabaruma, Jorge Ben conta a história de um jogador que vestia a 10 e o encantou.
"Umbabaraumba, homem gol!". Tenho certeza que esse refrão vai ficar por um tempinho na sua cabeça. Vamos a ela:
Bom, essa próxima não tem o que discutir, foi para o Zico mesmo, né? E que homenagem ao Galinho: "Camisa 10 da Gávea", que também foi lançada no África Brasil. Nem vamos escrever muito, o refrão já diz tudo:
Viva o Ben Jor, e viva o Zico também! Ouve aí !
Agora, vamos recuar um pouco no campo... "Zagueiro", do disco "Solta o Pavão", de 1975. O título já diz tudo, né? E tem descrição melhor para um zagueiro do que essa letra? Com direito até à clássica frase "bola pro mato"...
E que tal recuar mais ainda, até a pequena área. "Goleiro (Eu vou lhe avisar)" é uma canção mais recente, lançada em 1993, presente no álbum "23".
Aqui, ele faz uma advertência: "Eu vou lhe avisar, goleiro não pode falhar. Não pode ficar com fome na hora de jogar, senão, um frango aqui, um frango ali, um frango acolá"
E aquela reclamação clássica que todo torcedor já fez um dia? "Cadê o pênalty" saiu no disco de 1978, chamado "A Banda do Zé Pretinho". Será que alguém se identifica?
Ela não fala tanto sobre futebol quanto as outras, mas tem aquele trecho rubro-negro que ficou imortalizado, né? "Eu tenho um fusca e um violão/Sou Flamengo/Tenho uma nêga/Chamada Tereza".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.