Ed O'Neill, o Al Bundy, é faixa-preta no jiu-jitsu e treinou em time da NFL
Os personagens Al Bundy e Jay Pritchett, interpretados por Ed O'Neill nas aclamadas séries Um Amor de Família e Modern Family, têm uma coisa em comum: ambos jogaram futebol americano na escola e na faculdade. O que pouco se sabe é que essa semelhança também tem relação com o próprio ator. O'Neill chegou, inclusive, a ser contratado pelo Pittsburgh Steelers, da NFL, mas não chegou a jogar profissionalmente.
O'Neill atuava como defensive lineman quando era jovem. A habilidade no futebol americano fez com que ele ganhasse uma bolsa de estudos na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. O fim do sonho esportivo aconteceu em 1969, quando ele tinha 23 anos. Depois de ter assinado com os Steelers, O'Neill foi dispensado depois da fase de treinos e não assinou com mais nenhum time.
Diferentemente de Al Bundy, que leva a frustração do futebol americano para a vida toda, O'Neill seguiu outro caminho. Por um tempo, decidiu ensinar atuação, mas quando completou 30 anos, em 1977, tentou a carreira de ator. E deu muito certo!
O papel de Al Bundy, um pai de família que não gostava da mulher e do seu trabalho como vendedor de calçados, alavancou O'Neill ao sucesso. A série Um Amor de Família ficou no ar entre 1987 e 1997, e tinha Christina Applegate no elenco. O'Neill foi indicado duas vezes ao prêmio de melhor ator em série de TV no Globo de Ouro.
Os prêmios vieram mesmo em Modern Family. A série de enorme sucesso trazia Ed O'Neill como Jay Pritchett, o pai da família e que era casado com Gloria, interpretada por Sofia Vergara. Por esse papel, ele venceu o SAG Awards como melhor ator coadjuvante em série de TV em 2010 e 2011 e o Emmy de 2012 e 2013, também como melhor ator coadjuvante em série de TV.
Em 2011, ele foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, nos Estados Unidos. Curiosamente, a estrela dele está posicionada em frente a uma loja de calçados.
Enquanto a fama explodia na televisão, Ed O'Neill se arriscava em outra modalidade. Durante 28 anos, ele teve aulas de jiu-jitsu com Rorion Gracie, o criador do UFC. "Demorei 16 anos para me tornar faixa preta. Quando consegui, eu disse: isso deveria vir naturalmente para mim", brincou, em entrevista a Ellen DeGeneres.
Mas nem pense em ver O'Neill em alguma luta de MMA. A arte suave é o máximo de luta que ele aguenta aos 74 anos. "MMA não é para mim. O jiu-jitsu é um hobby, em me divirto muito fazendo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.