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A Olimpíada paralela disputada após navios ficarem presos no canal de Suez

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

26/03/2021 04h00

O navio encalhado no Canal de Suez causou um engarrafamento naval com centenas de embarcações nesta semana. No meio do trânsito, talvez a lembrança de uma situação insólita possa ajudar os marinheiros a passar o tempo: nos Anos 60, por motivos ainda mais graves, 15 barcos ficaram oito anos presos em Suez; ali nasceu uma comunidade que chegou até a organizar uma versão própria dos Jogos Olímpicos.

Presos no Canal de Suez enquanto a Guerra dos Seis Dias se desenrolava ao redor, marinheiros de oito nacionalidades transformaram em uma pequena cidade os barcos em que estavam. Com tempo de sobra, organizavam jogos de futebol, missas, sessões de filme e outras atividades sociais nos próprios navios da "frota amarela" —assim chamada por causa da areia do deserto que a cobria.

Em 1968, quando completaram um ano presos no canal, eles organizaram os "Great Bitter Lake Olympics", uma versão própria durante a Olimpíada da Cidade do México. Os jogos tiveram patrocínio, cobertura de jornais de vários países, uniformes e troféus. Foram disputados 14 esportes, incluindo modalidades de atletismo, vela, tiro ao alvo, tênis de mesa e até polo aquático na piscina de um dos navios.

"Os poloneses [organizadores] produziram arcos, flechas e alvos. Fizeram proteções para os obstáculos do deque e ali montaram pistas de corrida e salto. Também escreveram certificados de participação e criaram medalhas para os vencedores", escreveu o Capitão A. W. Kinghorn, de um dos navios.

Foram duas semanas de jogos, que começaram com uma regata e terminaram com o salto em altura. Os ingleses venceram o torneio de futebol, mas quem mais ganhou foi a tripulação polonesa, que dominou a natação, o remo, a corrida e o triatlo. Nas premiações tocava o hino nacional dos países representados no pódio. Não à toa, outro dos capitães da frota celebrou "a atmosfera genuína de Olimpíadas" no evento.

Com o tempo, muitos marinheiros foram mandados para a casa, e as companhias responsáveis pela frota estabeleceram um rodízio na tripulação. Egito e Israel puseram fim à guerra em 1973, mas o Canal de Suez só seria liberado para navegação dois anos depois, quando as embarcações foram enfim liberadas.

Por que os barcos ficaram presos

Em junho de 1967, as 15 embarcações entraram no Canal de Suez pelo Mediterrâneo. A travessia deveria demorar só 12 horas, mas durou quase oito anos. Quando os barcos estavam na metade do caminho, no trecho chamado de Great Bitter Lake ("Grande Lago Amargo", em português), irrompeu a Guerra dos Seis Dias: Israel lançou um ataque aéreo contra o Egito e ocupou a Península do Sinai, o que fez do Canal a fronteira entre os países.

O Egito já havia mandado fechar o Canal de Suez no primeiro dia de guerra, o que deixou os barcos presos. Depois ainda sabotou o canal, afundando navios e plantando minas, para que Israel não pudesse usar aquela rota. Como resultado, navegar ali se tornou impossível, e as embarcações não puderam sair.

Em 1973, o Egito contra-atacou na Península do Sinai, Israel respondeu, e no meio da guerra um míssil atingiu e afundou um dos navios do Canal de Suez. Foram mais seis dias de conflito na ocasião, até um acordo de cessar-fogo que depois abriria caminho para um acordo de paz e a devolução da península ao Egito, que hoje a controla.