O que a final da Liga dos Campeões diz sobre o futuro da seleção?
Manchester City e Chelsea disputam a final da Liga dos Campeões da Europa no próximo dia 29, na Turquia. O aguardado duelo entre times da Inglaterra pode ter em campo até quatro jogadores brasileiros frequentemente convocados para a seleção — apesar de nem sempre serem unanimidades.
Thiago Silva é o representante do Chelsea. Aos 36 anos, ele atuou em sete jogos desta Champions e foi um dos melhores do time, que só sofreu dois gols desde a ida das quartas de final.
Já finalista no ano passado, ele chega com moral.
O goleiro Ederson, do Manchester City, foi titular da seleção em dois jogos das Eliminatórias, deixando Alisson no banco. Ele é visto pela seleção como tão pronto para jogar quanto o goleiro do Liverpool e Weverton, do Palmeiras.
Ederson foi titular 11 vezes na Champions e só tomou quatro gols.
Aos 36 anos, Fernandinho é multicampeão pelo Manchester City e tem seis jogos nesta Liga dos Campeões. Na volta das semifinais contra o PSG foi titular e capitão.
Porém, ele não é mais unanimidade na seleção desde a Copa do Mundo da Rússia. O último jogo foi na Copa América de 2019.
A comissão técnica da seleção gosta de Fernandinho, mas entende que outros nomes estão à frente nesse momento de renovação. O titular atual é Douglas Luiz, 22, do Aston Villa-ING.
O último brasileiro da lista é Gabriel Jesus.
Esse é xodó de Tite, maior artilheiro da seleção sob seu comando com os mesmos 18 gols de Neymar e vice-artilheiro no ciclo para a Copa de 2022 com oito gols - mesmo número de Richarlison e um a menos que Firmino. É nome certo nas convocações.
Na Liga dos Campeões 2020/2021, Jesus fez seis jogos e tem dois gols marcados. Fora do time titular, tenta recuperar prestígio com Pep Guardiola. Para Tite, é intocável.
Os próximos jogos da seleção serão pelas Eliminatórias contra Equador (4 de junho, no Beira-Rio) e Paraguai (8 de junho, em Assunção). Seis dias depois já tem estreia na Copa América, contra a Venezuela.