Dos albergues à NBA: A história do ex-jogador que engordou 60 kg em um ano
Caleb Swanigan voltou a ser assunto nos Estados Unidos na semana passada, quando fez sua primeira aparição pública desde que deixou de ser jogador da NBA. Em 14 meses, o ex-jogador do Portland Trail Blazers voltou a ter problemas de sobrepeso e engordou cerca de 60 kg —de 118 kg a possivelmente mais de 180 kg.
As fotografias viralizaram, entre piadas e mensagens de apoio a Swanigan, e o caso tornou-se público. O ex-atleta de 24 anos respondeu ao falatório em suas redes sociais. "Tudo o que vou dizer é que estou feliz", escreveu.
Ex-companheiros saíram em defesa de Swanigan, sendo o astro Damian Lillard o mais incisivo. "Se você comenta com uma preocupação real, tudo bem. Mas não pergunte 'como ele foi disso para aquilo?'. Ele claramente tem algum problema real, de vida real. Ninguém sabe pelo que ele está passando para causar tamanha mudança", disse o astro dos Trail Blazers em entrevista.
Obesidade esconde história de luta
Caleb Sylvester Swanigan passou a infância viajando de uma cidade para outra enquanto a mãe tentava equilibrar sozinha a vida e as contas da família de seis filhos. O pai sofria com abuso de crack, e Caleb cresceu sem dinheiro nenhum para refeições saudáveis.
"Você acha que é algo pequeno, mas só aumenta. Uma refeição não vai te matar, mas se forem três ou quatro ruins, todo dia, isso começa a machucar seu corpo", disse em uma entrevista à ESPN norte-americana em 2017, na qual revelou ser uma pessoa "mais de sobremesa do que de salgadinhos".
Caleb passou por cinco abrigos para pessoas sem-teto e 11 escolas antes de encontrar seu caminho. Sua vida mudou aos 13 anos, quando foi adotado por Roosevelt Barnes, um empresário e ex-astro de futebol americano. Ele conta que foi a primeira vez que conseguiu sentir alguma segurança e fazer planos para o futuro.
No colégio, o garoto perdeu 45 kg e se destacou no basquete; depois foi para a Universidade de Purdue e já no segundo ano se tornou um dos alas-pivôs mais cobiçados para o Draft de 2017.
Carreira curta na NBA
Ele foi draftado pelos Trail Blazers em 2017 e teve boas atuações na summer league, mas na NBA mesmo ficou por três temporadas sem nunca conseguir se firmar. Chegou a ser trocado para o Sacramento Kings, mas voltou a Portland em menos de um ano e nesse vai e vem só foi titular em quatro partidas no total de 75 que disputou na liga.
Depois que Portland não renovou seu contrato, nesta temporada houve alguma expectativa de que Swanigan assinasse com uma equipe como agente livre, mas suas chances diminuíram também por problemas fora da quadra. Em dezembro ele foi processado por posse de maconha para uso recreativo —que é uma contravenção no estado de Indiana, onde ele mora. Foi por causa deste processo que Swanigan precisou ir a um tribunal na última semana.
O ex-jogador se declarou culpado em um acordo com a promotoria e evitou a prisão, mas não pode violar qualquer lei federal ou estadual nem consumir álcool ou drogas por 180 dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.