Topo

Professora de 45 anos se torna a mulher mais rápida a escalar o Everest

Montanhistas de Hong Kong, incluindo a nova recordista, são clicados no topo do Everest - AFP/Dreamers Destination Treks
Montanhistas de Hong Kong, incluindo a nova recordista, são clicados no topo do Everest Imagem: AFP/Dreamers Destination Treks

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/05/2021 11h19Atualizada em 31/05/2021 11h23

Tsang Yin-hung, de 45 anos, tornou-se a mulher alpinista mais rápida a escalar o Everest. A professora de Hong Kong chegou ao topo da montanha em 25 horas e 50 minutos, 13 horas a menos que a antiga recordista.

Yin-hung quebra a marca da nepalesa Phunjo Jhangmu Lama, que havia terminado o trajeto em 39 horas e seis minutos, segundo a BBC. Escalando pelo lado sul do Everest, Lama havia se estabelecido como a mais rápida em maio de 2018.

Yin-hung surpreendeu ao realizar apenas duas pausas durante a escalada, finalizada no último dia 23 - e descer em segurança.

Montanhistas Everest - AFP - AFP
A alpinista Tsang Yin-hung se tornou a mulher mais rápida a escalar o Everest
Imagem: AFP

"Sinto-me um pouco aliviada e feliz porque não estava tentando quebrar o recorde", disse ela, ao New York Post.

Além de enfatizar que apenas estava provando seu trabalho para amigos e alunos, a chinesa acredita que sorte foi um fator importante em sua saga.

"Quando eu era jovem, costumava correr nas montanhas, jogar basquete e fazer outros esportes", acrescentou Yin-hung.

A alpinista escalou o Everest pela primeira vez em 2017, mas sempre se interessou pelo montanhismo, tendo iniciado a sua carreira em 2010.