Esposa de Zanardi revela estado do ex-piloto um ano após acidente
Um ano após sofrer um grave acidente e diversas cirurgias cerebrais, o estado de saúde do ex-piloto da Fórmula 1, Alessandro Zanardi, foi revelado pela esposa do italiano.
De acordo com Daniela, o ex-piloto está estável e passa por um programa de reabilitação. "Isso inclui estímulos multimodais e farmacológicos sob a orientação de médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e fonoaudiólogos para tentar facilitar sua recuperação", completou.
Zanardi sofreu um grave acidente enquanto pilotava sua handbike, em junho do ano passado, na região de Siena, na Itália. O atleta Paralímpico sofreu politraumatismo e precisou passar por diversos procedimentos cirúrgicos.
"Foi um processo muito complexo que exigiu mais neurocirurgia e se caracterizou por uma série de contratempos", Daniela ainda disse que o ex-piloto pode se submeter a programas de treinamento para seu cérebro e seu corpo. Ainda de acordo com ela, Zanardi consegue se comunicar, mas ainda não consegue falar. "Depois de um longo tempo em coma, as cordas vocais devem recuperar sua elasticidade. Isso só é possível por meio da prática e da terapia", completou.
Alessandro Zanardi é um dos personagens mais populares do automobilismo italiano. Na Fórmula 1 passou por equipes como Jordan, Minardi, Lótus. Após sua saída da categoria ainda venceu a Fórmula Indy por duas vezes pela equipe Chip Ganassi antes de retornar à F1 pela Williams e depois fazer um último ano na Indy antes de se acidentar e perder as duas pernas em 2001. Desde então Zanardi compete em eventos de handbike e disputou os Jogo Paraolímpicos do Rio em 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.