Topo

Como um game ajudou Thiago Gomes a virar técnico interino do Grêmio

Thiago Gomes, treinador interino do Grêmio, em jogo contra o La Equidad-COL, pela Copa Sul-Americana
Thiago Gomes, treinador interino do Grêmio, em jogo contra o La Equidad-COL, pela Copa Sul-Americana
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/07/2021 04h00

No mundo do futebol virtual, uma das coisas que mais se destacam são as representações digitais da realidade - seja em clássicos ou até mesmo previsões de jogos reais.

via GIPHY

No caso de Thiago Gomes, o que lhe chamou a atenção para o mundo digital foi o jogo Football Manager. O game, de gerenciamento de clubes e análise de jogadores, permitiu que o treinador que comandou o Grêmio interinamente contra o Palmeiras ontem (7) explorasse suas habilidades de técnico.

Continua depois da publicidade

Para o treinador, a relação com o jogo foi "amor à primeira vista". Ele percebeu que o jogo tinha, sim, impacto no esporte real quando usou uma de suas estratégias no campo.

Eryck Gomes/Reprodução: Twitter - Eryck Gomes/Reprodução: Twitter
Imagem: Eryck Gomes/Reprodução: Twitter

Quando treinava o sub-20 do São José, de Porto Alegre, Gomes apostou no 3-4-3, que usava no game, mesmo sem nunca ter treinado essa formação e o time venceu por 3 a 1.

via GIPHY

Com quatro anos de Grêmio, Gomes assumiu como técnico interino após a saída de Tiago Nunes enquanto o Tricolor gaúcho finalizava a negociação com Felipão - anunciado ontem mesmo.

Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Mesmo que alguns não reconheçam a importância dos jogos eletrônicos e simuladores de análise no dia a dia esportivo, esse recurso tende a aumentar sua influência dentro de campo.

Sega/Divulgação - Sega/Divulgação
Imagem: Sega/Divulgação