Topo

Fórmula 1

ANÁLISE

Flavio Gomes: "Deu rigorosamente tudo errado pra Red Bull no fim de semana"

Do UOL, em São Paulo

18/07/2021 15h46

A Red Bull teve um fim de semana para ser esquecido em Silverstone. Com o resultado desastroso no GP da Grã-Bretanha neste domingo (18), a equipe austríaca viu a Mercedes encostar na disputa pela liderança do Mundial de Construtores. Max Verstappen também sente a aproximação de Lewis Hamilton, vencedor da corrida, na disputa pelo Mundial de Pilotos.

No Fim de Papo F1, live pós-corrida do UOL Esporte - com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes - os comentaristas falaram sobre o péssimo resultado da Red Bull no circuito britânico e a reaproximação da Mercedes, que reaqueceu a disputa.

No total, a Red Bull conquistou apenas três pontos com a vitória de Verstappen na corrida sprint, no sábado. Na corrida, porém, o piloto holandês se envolveu em acidente com Hamilton logo no começo e abandonou a prova. Sergio Pérez até fez a volta mais rápida, mas terminou em 16º, fora da zona de pontuação.

"Foi quebrada uma sequência de cinco vitórias da Red Bull. Deu rigorosamente tudo errado para a Red Bull nesse fim de semana. Só não ficou zerada porque marcou os três pontinhos da corrida sprint. Ela fecha um grande prêmio sem pontuar", apontou Flavio.

Seixas criticou o sistema atual de pontuação da Fórmula 1. "É muito ilustrativo como o atual sistema de pontuação da Fórmula 1 pune o piloto que não marca pontos. A Red Bull não marcou pontos hoje. Foi a primeira vez desde o GP de Ímola, no ano passado, em que a equipe termina uma prova sem marcar pontos. A Red Bull vinha em uma sequência de 13 corridas sempre pontuando"

Após o GP da Grã-Bretanha, a vantagem de Verstappen para Hamilton caiu para oito pontos (185 a 177). No Mundial de Construtores, a líder Red Bull viu a distância para a Mercedes cair de 44 para apenas quatro (289 a 285).

Para Seixas, embora Hamilton tenha reduzido bastante a diferença para Verstappen após o GP da Grã-Bretanha, isso não tira o favoritismo do holandês para levar o título da temporada. "A Fórmula 1 chegou a Silverstone com o Verstappen com uma diferença de 32 pontos em relação ao Hamilton. Muita gente acha que fomos apressadinhos em decretar o campeonato indo para as mãos do Verstappen, mas a gente viu nas últimas corridas como ele estava voando e o Hamilton não conseguia chegar", finalizou.

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo F1 será em 1º de agosto, logo após o GP da Hungria.

Fórmula 1