Ilona Maher, a jogadora de rugby que conquistou o TikTok
Se você está acompanhando os Jogos Olímpicos pelas redes sociais, já sabe que o TikTok virou a plataforma queridinha dos atletas. E, mesmo que não use o aplicativo, você provavelmente já viu alguns vídeos rodando pela internet - como os de Rayssa Leal, vice-campeã do street feminino.
Com diversos vídeos que já ultrapassam um milhão de visualizações no aplicativo, a atleta de 24 anos - que já tem três títulos universitários nacionais e seis participações no Mundial de Sevens - usa a plataforma para contar sobre a rotina dos atletas em forma de piadas e 'trends' do aplicativo.
Em um de seus virais, ela e as colegas de time aparecem testando as famosas camas de papelão, feitas para evitar relações sexuais, em situações hipotéticas. Simulando os movimentos de um nocaute, exercícios de yoga e massagem cardíaca, o vídeo tem mais de 6 milhões de visualizações.
Além de piadas, vídeos sobre fofocas e a beleza dos atletas que 'parecem semideuses' - segundo a própria -, Maher também usa sua plataforma para falar sobre o esporte e mostrar a rotina dos treinos durante os Jogos.
Os vídeos de Ilona são os mais famosos da hashtag #olympictiktok, referente aos conteúdos produzidos pelos atletas. Na categoria "Olimpíadas", também é possível encontrar outros atletas que postam regularmente - como o brasileiro Douglas Souza, do vôlei, e a nadadora australiana Melissa Wu.
O uso diário do TikTok, algo novo para a criação de conteúdo dos Jogos Olímpicos, pelos atletas está sendo relevante para aproximar o público da Vila Olímpica. Em tempos onde não é possível ter torcida, tais conteúdos suprem a falta de contato entre times e fãs.