Topo

MMA


Ugás vence Manny Pacquiao em possível despedida da lenda do boxe

Manny Pacquiao perde para Yordenis Ugás em Las Vegas - Steve Marcus/Getty Images
Manny Pacquiao perde para Yordenis Ugás em Las Vegas Imagem: Steve Marcus/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/08/2021 07h43

A lenda do boxe Manny Pacquiao foi derrotada na noite de ontem por Yordenis Ugás em Las Vegas. Era especulado que essa seria a luta de despedida do filipino, mas com a derrota pode ser que o multicampeão adie o encerramento de sua carreira.

Ugás, de 35 anos, manteve o título dos meio-médios da WBA (Super), estragando o que a maioria da multidão em Las Vegas esperava ser uma festa de despedida para o campeão.

Em vez disso, foi o cubano, medalhista olímpico de bronze de Pequim, que conquistou a vitória por decisão unânime - 115-113, 116-112 e 116-112.

Na 22ª luta na carreira de Pacquiao, um público de 17.438 pessoas saudou e se despediu do filipino com uma ovação estrondosa, condizente com um dos maiores pugilistas de todos os tempos.

"Ele é um grande competidor, mas vim aqui para mostrar que sou o campeão da WBA", disse Ugás por meio de um tradutor. "Muito respeito por ele, mas ganhei essa luta", finalizou.

Com a expectativa de que o senador anuncie uma candidatura à presidência filipina nas próximas semanas, os fãs suspeitam que esta seria a última luta de Pacquiao, aos 42 anos.

"Isso é boxe", disse um sorridente Pacquiao. "Lamento ter perdido esta noite, mas fiz o meu melhor", e completou:

"Não sei. Deixe-me relaxar e depois tomar uma decisão", disse Pacquiao quando questionado se poderia lutar novamente.

Esta foi apenas a oitava derrota de Pacquiao, em uma carreira brilhante em que lutou em todas as divisões, desde o peso mosca (50,8 kg) até o peso médio (72,57 kg), desde que se tornou profissional em 1995.