Topo

Do chute rodado ao sonho do título do UFC: Edson Barboza crê no cinturão

Edson Barboza acerta chute que leva o inglês Terry Etim a nocaute no UFC 142 - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Edson Barboza acerta chute que leva o inglês Terry Etim a nocaute no UFC 142 Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/08/2021 04h00

Edson Barboza e Giga Chikadze, da categoria peso-pena (até 66 quilos), fazem hoje a luta principal da noite no UFC Fight Night. O brasileiro de 35 anos vem de duas vitórias consecutivas, contra Makwan Amirkhani e Shane Burgos, enquanto o georgiano não sabe o que é perder desde que estreou pela organização — são seis vitórias em seis lutas.

O experiente lutador brasileiro ficou conhecido no MMA após chocar o mundo no dia 14 de janeiro de 2012, quando acertou um incrível chute rodado contra o inglês Terry Etim — Edson ganhou naquela noite os prêmios de nocaute da noite e luta da noite. Posteriormente o chute foi eleito como o nocaute do ano.

Em entrevista ao UOL Esporte, Edson afirmou que esse nocaute fez com que todas as pessoas soubessem quem ele era. Além disso, ressaltou que acredita todos os dias que está no caminho certo para conquistar o cinturão do UFC de sua categoria.

"Aquele chute me colocou em foco, pessoas que não me conheciam passaram a conhecer, mas se eu não estivesse fazendo um excelente trabalho não estaria no UFC há 11 anos. Minha carreira é linda, tiveram muitas vitórias e derrotas, e o principal: sempre caminhando para frente", disse.

Continuo no caminho certo desde a minha primeira luta, enquanto estiver na organização vou continuar com o desejo de ser campeão do UFC. Eu sinto que estou mais perto do que nunca do cinturão do UFC, eu percebo isso quando treino todo dia na academia. Estou no caminho certo", completou.

Aos 35 anos, Edson reconhece que está com uma idade mais avançada. Mesmo assim, ponderou que a experiência adquirida com o tempo lhe fez entender melhor seu corpo e que hoje está com o melhor físico de toda a sua carreira.

"Antes de fazer 30 anos, eu tinha uma idade na cabeça para parar de lutar. Mas quando eu fiz os 30 anos, comecei a perceber que estava melhor. As últimas três preparações que eu fiz foram as melhores da minha vida, estou mais forte, mais rápido, meu gás mudou", afirmou.

"Quando você fica mais velho, você entende mais o seu corpo. Hoje tenho um acompanhamento psicológico muito bom, estou no melhor shape da minha vida com 35 anos. Posso afirmar que minha carreira vai demorar para acabar, tem um caminho longo pela frente porque eu amo isso", concluiu.

Em 10º no ranking do peso pena, Giga Chikadze está a uma posição do brasileiro. Uma vitória pode colocar o georgiano entre os melhores da categoria. No caso de Edson, a luta poder um divisor de águas, antes de sua sequência com duas vitórias consecutivas, ele tinha perdido cinco dos últimos seis combates. Um revés contra Giga pode fazer com que Edson Barboza fique muito longe da luta pelo cinturão.

O UFC Fight Night de hoje começa às 19h (de Brasília).