Topo

Filipinho vence Coffin, e Brasil já garante mais um título mundial de surfe

Filipe Toledo venceu e segue vivo no WSL Finals - Divulgação/WSL
Filipe Toledo venceu e segue vivo no WSL Finals Imagem: Divulgação/WSL

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

14/09/2021 14h24

O campeão de 2021 do Circuito Mundial de Surfe, organizado pela WSL (Liga Mundial de Surfe), será um brasileiro. Filipe Toledo venceu o estadunidense Conner Coffin na segunda bateria masculina do WSL Finals, em Trestles, nos Estados Unidos, e disputará o título com os também brasileiros Italo Ferreira e Gabriel Medina.

No feminino, o Brasil também tem chance de título. Tatiana Weston-Webb se classificou para a final ao vencer sua bateria contra a australiana Sally Fitzgibbons. Agora, ela enfrenta a havaiana Carissa Moore por uma inédita vitória brasileira no Circuito Mundial feminino.

Como Filipinho avançou

Na bateria, Filipinho viu Coffin abrir a disputa com um 8,50, mas o brasileiro se manteve na briga com nota 8,40. A bateria ficou mais parada nos minutos seguintes até o estadunidense pegar mais uma onda e receber nota 5,83. Porém, Filipe brilhou em sua última onda nos minutos finais, tirou 8,17 e se garantiu na próxima fase com 16,57 pontos no somatório, contra 14,33 de Coffin.

"Me sinto bem demais. Ter tantos brasileiros e a minha família comigo. Essa felicidade é transmitida para o meu surfe. Eu tive muita sorte e fui abençoado por ter a chance de pegar aquela última onda", disse Filipinho após a bateria.

Ele agora enfrentará Italo. Quem vencer pegará Medina, líder do ranking mundial nesta temporada, na grande final em melhor de três baterias. O título será decidido ainda hoje.

Com a vitória de Filipinho, o Brasil garante o quinto título mundial do país. Medina foi campeão em 2014 e 2018, enquanto Italo levou a melhor em 2019. Além deles, Adriano de Souza, o Mineirinho, saiu vitorioso em 2015.

Veja a onda que garantiu a vitória a Filipinho contra Coffin: