"Cale a boca" e "demorou muito": frases do emocionante GP da Rússia de F1
Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio da Rússia no domingo (26). Após uma largada não tão positiva, o piloto britânico trouxe emoção para a reta final da corrida. Nas últimas voltas, o heptacampeão colocou sua experiência em jogo e garantiu o primeiro lugar no Autódromo de Sochi. Esta foi sua 100ª vitória.
A corrida ficou marcada por muita intensidade e constantes ultrapassagens. A disputa constante entre Lando Norris e Lewis Hamilton na reta final da prova fez com que tudo fosse decidido realmente nos últimos instantes, principalmente após a chuva que complicou a situação de todos os pilotos.
No sábado (25), Lando Norris conquistou sua primeira pole position. Ele ficou bastante frustrado com o resultado da prova de domingo, uma vez que, na última volta, ele optou por não trocar pneus e acabou não resistindo à pista molhada. Norris era favorito, mas terminou a prova na sétima colocação.
Ao fim da prova, a chuva tomou conta de Sochi —e provocou um grande reviravolta na corrida que estava praticamente definida. Norris, que caminhava para sua primeira vitória, não trocou de pneus e abriu espaços para Hamilton.
O engenheiro da McLaren o avisou sobre as consequências da chuva. "Pista escorregadia na curva 10. Muitos carros saindo", disse.
Sim, cale a boca",
Lando Norris, que terminou em sétimo, respondeu.
À Sky Sports, o jovem britânico depois lamentou o final da corrida.
Estou triste, devastado. Precisamos tomar uma decisão, e a decisão que tomei com a equipe foi errada. Na verdade, o grupo disse que eu deveria ir ao box, mas eu preferi ficar de fora. A decisão foi minha."
Com isso, Hamilton conseguiu conquistar sua 100ª vitória na carreira.
Demorou muito para chegar à vitória 100, não tinha certeza que conseguiria isso hoje, Landon fez um trabalho maravilhoso. Ele estava com um ótimo ritmo. Está fazendo um ótimo trabalho com a McLaren e é muito bom ver meu antigo time (andando) à frente."
Hamilton, sempre elogioso a Norris
"A McLaren está bem, ganhou a última corrida. Eles estão fantásticos —e obviamente movidos pela Mercedes [é a Mercedes que fabrica os motores usados nos carros da McLaren]. É bom vê-los unidos novamente. A equipe fez uma grande decisão no final", concluiu Hamilton.
Classificatório frustrante para Mercedes
A satisfação de Hamilton se deu depois de um dia frustrante. O treino classificatório não foi dos melhores para o piloto da Mercedes. Também à Sky Sports, após terminar a classificação em terceiro lugar, Hamilton admitiu que o incidente na entrada do box foi "apenas um erro meu" e não devido aos pneus frios.
"No final das contas, estou incrivelmente decepcionado comigo mesmo", disse. Redenção que chama?
Trabalho em equipe
Se Norris hesitou em ir aos boxes, a Mercedes nem deu a Hamilton essa chance. O diretor da Mercedes, Toto Wolff, afirmou após a corrida que seus engenheiros não toleravam qualquer outra possibilidade que não a parada do heptacampeão mundial, diante da previsão do tempo ameaçadora que testemunhavam.
Sabíamos que o tempo feio estava chegando. Então Valtteri [Bottas] fez o pit na volta anterior, e aí nossos estrategistas foram inflexíveis para fazer o pit [de Hamilton. A chuva caiu, e as coisas ficaram bem erráticas. Eu entendo por que foi tão difícil para a McLaren tomar a decisão de ficar de fora ou entrar."
Um suspiro para Verstappen
O segundo lugar mais alto do pódio ficou com Max Verstappen, da Red Bull, enquanto Carlos Sainz Jr chegou em terceiro. Ao fim da corrida, o piloto espanhol agradeceu a Ferrari pela decisão de trocar os pneus na hora correta.
Tomamos a decisão certa na hora certa, e isso nos permitiu voltar para terceiro. No geral, foi uma corrida forte."
Verstappen
A Fórmula 1 volta somente no dia 10 de outubro, com o Grande Prêmio da Turquia, no Circuito de Istambul. O UOL Esporte fez um resumo do que foi a manhã movimentada no Autódromo de Sochi.
Veja a classificação do GP da Rússia:
1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º - Max Verstappen(HOL/Red Bull Racing)
3º - Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
4º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
5º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
6º - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
7º - Lando Norris (ING/McLaren)
8º - Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)
9º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull Racing)
10º- George Russell (ING/Williams)
11º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
12º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
13º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
14º - Esteban Occon (FRA/Alpine)
15º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
16º - Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)
17º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
18º - Nikita Mazepin(RUS/Haas)
19º - Nicholas Latifi (CAN/Williams)
Não completaram:
Mick Schumacher (ALE/Haas)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.