Topo

Fórmula 1

Hamilton faz melhor tempo, mas Bottas largará em 1° na Turquia; veja grid

Valteri Bottas, da Mercedes, em ação na pista de Istambul; finlandês vai largar em 1° na corrida de amanhã - Murad Sezer/Reuters
Valteri Bottas, da Mercedes, em ação na pista de Istambul; finlandês vai largar em 1° na corrida de amanhã Imagem: Murad Sezer/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/10/2021 10h04Atualizada em 09/10/2021 10h35

Marcado por incertezas e um vai e vem da chuva, o treino classificatório do GP da Turquia, realizado na manhã de hoje (9), teve Lewis Hamilton (Mercedes) fazendo o melhor tempo do Q3.

Apesar disto, o britânico vai perder dez posições no grid de largada por causa de uma troca parcial do motor. A pole, portanto, ficou com Valteri Bottas, também da Mercedes, dono do segundo melhor tempo.

Max Verstappen (Red Bull), que fechou o evento na terceira colocação, vai largar logo atrás do finlandês da Mercedes.

O UOL Esporte fez um resumo do que foi a sessão que definiu o grid de largada para a corrida de amanhã. Confira:

Q1

Logo que a sessão começou, a chuva voltou a aparecer na pista e dificultou a vida dos pilotos. Verstappen, Sainz e Tsunoda rodaram, Hamilton "escorregou" e Leclerc teve uma de suas voltas deletadas.

Com a diminuição da garoa, os tempos se normalizaram e houve troca constante de líderes: Verstappen, Bottas, Leclerc e Gasly chegaram a ficar na ponta, mas Hamilton caprichou na parte final e fez o melhor tempo: 1:24.585

Os cinco eliminados da sessão foram Ricciardo, Latifi, Giovinazzi, Raikkonen e Mazepin.

Q2

A segunda parte do evento teve a maior parte dos 15 pilotos restantes usando pneus médios, mas mesmo assim, a dificuldade para segurar o carro foi nítida.

Pérez foi o primeiro a perder o controle de sua Red Bull logo depois da primeira curva. Pouco tempo depois, foi a vez de Leclerc derrapar já na parte final de sua volta, que seria uma das melhores da etapa.

Com Hamilton como o mais rápido da sessão novamente, os eliminados da vez foram os seguintes pilotos: Vettel, Ocon, Russell, Schumacher e Sainz - este último vai largar em último porque mudou todo o seu motor.

Q3

Com pista mais seca - e até o sol dando às caras -, os pilotos voltaram a usar pneus macios na sessão final do treino.

Na primeira metade do Q3, Bottas superou Hamilton e fez o melhor tempo, com Verstappen em terceiro.

O britânico, no entanto, mais uma vez tirou o melhor de sua Mercedes nos minutos finais e ficou com a primeira posição - que virou 11ª por causa das alterações no carro.

Veja o grid de largada

  1. Bottas
  2. Verstappen
  3. Leclerc
  4. Gasly
  5. Alonso
  6. Pérez
  7. Norris
  8. Stroll
  9. Tsunoda
  10. Vettel
  11. Hamilton
  12. Ocon
  13. Russell
  14. Schumacher
  15. Ricciardo
  16. Latifi
  17. Giovinazzi
  18. Raikkonen
  19. Mazepin
  20. Sainz

Fórmula 1