Topo

Glover Teixeira: 'Quero cinturão para encerrar carreira com chave de ouro'

Glover Teixeira (esq) em luta contra Anthony Smith no UFC -  Cooper Neill/Zuffa LLC via Getty Images
Glover Teixeira (esq) em luta contra Anthony Smith no UFC Imagem: Cooper Neill/Zuffa LLC via Getty Images

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/10/2021 04h00

O experiente lutador brasileiro Glover Teixeira entra no octógono hoje (30) para enfrentar o campeão da categoria meio-pesado (até 92,9 kg) Jan Blachowicz pelo cinturão, na luta principal do UFC 267, que acontece na Etihad Arena, em Abu Dhabi. Aos 42 anos, o mineiro de Sobrália terá sua segunda chance de conquistar o cinturão da organização —em 2014, lutou pelo título contra Jon Jones, mas perdeu por decisão unânime.

Em entrevista ao UOL Esporte, o veterano comentou as diferenças daquela luta para os dias de hoje, e lembrou que antes não sabia respeitar tanto o seu corpo.

"Eu sinto muita diferença [atualmente], como meu treino está indo, a minha cabeça está, o meu peso, tudo isso faz grande diferença no meu dia a dia, na minha entrada no octógono. Antes, eu fadigava demais o corpo, a mente a mil por hora, muita coisa ao mesmo tempo acontecendo e hoje consegui eliminar tudo isso", afirmou.

Glover x Jones - Tommy Gilligan/USA TODAY - Tommy Gilligan/USA TODAY
Imagem: Tommy Gilligan/USA TODAY

"Fisicamente, eu estou muito bem. Descanso muito mais nos meus preparamentos. Aprendi a obedecer mais ao meu corpo com a ajuda dos meus treinadores. Psicologicamente, eu estou além, estou muito bem preparado. Eu espero uma luta dura, tô preparadíssimo. Espero que seja uma guerra, ele não é bobo —bom em pé e bom no chão", completou.

A primeira luta de Glover no UFC aconteceu no dia 26 de maio de 2012, contra Kyle Kingsbury. Desde então, foram 20 lutas pela organização, com 15 vitórias e apenas 5 derrotas. Com toda essa experiência ao longo da carreira, Glover acredita que entra no octógono no dia de hoje "sem pressão nenhuma" e vai buscar o cinturão para "encerrar sua carreira com chave de ouro".

"Encaro com muita tranquilidade [a luta pelo cinturão]. Eu faço o meu melhor, independentemente do resultado. Eu entro no octógono para provar alguma coisa para as pessoas que realmente importam na minha vida, de quem está me ajudando e vendo o meu esforço. Eu não estou fazendo festa e saindo na rua, estou aqui muito disciplinado, treinando todo dia, e é o que eu tenho para fazer. Vou entrar no dia 30 sem pressão nenhuma, vou buscar ser campeão, o cinturão, para finalizar a minha carreira com chave de ouro", concluiu.

O card preliminar do UFC 267 começa a partir das 11h30, e o principal às 15h30 (horário de Brasília). Além de Blachowicz x Glover, outros brasileiros entram no octógono: as brasileiras Amanda Ribas e Virna Jandiroba se enfrentam na categoria peso-palha (até 52,2 kg), Ricardo Ramos luta contra Zubaira Tukhugov na categoria peso-pena (até 65,8 kg), Elizeu "Capoeira" encara Benoit Saint-Denis na categoria meio-médio (até 77,1 kg) e Allan Nascimento duela contra Tagir Ulanbekov na categoria peso-mosca (até 56,7 kg).