Topo

Fórmula 1

F1: Perez enlouquece torcida no México com melhor tempo no 3º treino livre

Diante da torcida de seu país, piloto mexicano marcou 1min17s024 no Autódromo Hermanos Rodriguez - Reprodução/@F1
Diante da torcida de seu país, piloto mexicano marcou 1min17s024 no Autódromo Hermanos Rodriguez Imagem: Reprodução/@F1

Do UOL, em São Paulo

06/11/2021 15h01

Sergio Perez conseguiu o melhor tempo no terceiro treino livre do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No Autódromo Hermanos Rodriguez, o piloto da Red Bull marcou 1min17s024 e levou à loucura os torcedores de seu país, que fizeram muita festa nas arquibancadas.

O companheiro Max Verstappen marcou o segundo melhor tempo e também houve sequência dos carros da Mercedes nas marcações seguintes, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas fazendo o terceiro e quarto melhores índices, respectivamente. Na sequência apareceram Carlos Sainz (Ferrari), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (McLaren), Pierre Gasly (AlphaTauri), Charles Leclerc (Ferrari) e Lando Norris (McLaren).

Um aspecto que marcou a sessão — assim como já tinha acontecido nos primeiros treinos livres — foi a dificuldade dos carros com aderência à pista. Além de poeira, ainda havia ao menos três manchas de óleo próximas ao lado de dentro de curvas que atrasaram e dificultaram a tomada de tempos no México. Nos primeiros cinco minutos de tempo já corrido, por exemplo, só Yuki Tsunoda tinha ido para a pista.

Aos poucos, o número de pilotos na pista foi aumentando, com George Russell, Lando Norris e Kimi Raikkonen em sequência. Lewis Hamilton fez o melhor primeiro setor na sua primeira volta rápida, tomou a liderança, mas logo teve o tempo superado pelo companheiro de equipe Valtteri Bottas. O finlandês, porém, também não segurou muito a marca: com o nome gritado pelos torcedores, o mexicano Sergio Perez conseguiu 1min18s625 na primeira volta rápida.

Charles Leclerc tomou a liderança na sequência, com 1min18s213, mas pouco depois Max Verstappen voou na pista e foi o primeiro a baixar da faixa de 1min18s no terceiro treino livre, com 1min17s537, depois 1min17s217. Valtteri Bottas também conseguiu um tempo na mesma casa, mas ficou entre os dois carros da Red Bull.

Charles Leclerc protagonizou outro momento importante do terceiro treino livre ao rodar na pista por causa da sujeira. Ele foi aos boxes na sequência. Sétimo colocado naquele momento, Lewis Hamilton subiu para terceiro, com 1min17s903. Caiu para quarto quando Sergio Perez chegou ao segundo lugar no tempo de 1min17s272 e na sequência assumiu a terceira posição ao superar Bottas.

Verstappen voltou à pista com pneus novos e viu de camarote o companheiro Sergio Perez enlouquecer as arquibancadas de Hermanos Rodriguez com 1min17s024. O líder da temporada não conseguiu ultrapassar o mexicano nos últimos minutos de treino livre.

Esteban Ocon trocou o motor em meio ao terceiro treino livre e será punido no grid, assim como George Russell, Lance Stroll, Lando Norris e Yuki Tsunoda. O treino de classificação será hoje (6), às 17h. Já a corrida é no domingo, uma hora mais cedo.

O UOL Esporte resumiu o que de melhor rolou nas duas sessões de treinos livres anteriores. Veja abaixo:

1º treino livre: Bottas e poeira

Ocorrido ontem (5) à tarde, já tinha ficado marcado pela quantidade de poeira no liso autódromo Hermanos Rodríguez. O melhor tempo ficou com Valtteri Bottas. O finlandês terminou o primeiro treino livre com 1min18s341. Logo em seguida veio Lewis Hamilton e, em terceiro lugar, Max Verstappen.

O piloto da Red Bull, aliás, foi o primeiro a reclamar das condições da pista. Assim que saiu dos boxes, comunicou à sua equipe sobre as dificuldades para frear em pontos mais fechados do circuito devido à poeira.

Com dez minutos de sessão, dois pilotos bateram no mesmo lugar - e quase no mesmo momento. O primeiro foi Charles Leclerc, que derrapou ao entrar na última curva e quebrou a asa traseira. Dono da casa, o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) repetiu o incidente poucos segundos depois e também danificou o carro, permanecendo por mais tempo ausente da sessão. Os dois foram para os boxes, e o safety car virtual foi acionado.

2º treino livre: Mercedes x Red Bull

Uma briga acirrada entre Lewis Hamilton e Valtteri Bottas contra Max Verstappen marcou o treino. O melhor tempo ficou com o holandês, com 1m17s301. Logo em seguida vieram os rivais da Mercedes.

Max Verstappen mostrou ao que veio logo de cara e assumiu a ponta da corrida com 1min18s818. Em alta, o holandês diminuiu ainda mais o tempo e fez o melhor do final de semana com 1min17s920. A resposta de Hamilton veio com uma volta de 1min17s810, mas Verstappen não demorou para mostrar para que veio, o holandês voltou ao primeiro lugar ao cravar 1:17.301.

Em meio à disputa entre os dois primeiros colocados da temporada, George Russell precisou deixar o treino após um problema no câmbio. Minutos depois, Daniel Ricciardo também deixou a pista.

Nos minutos finais, os pilotos seguiram com o reconhecimento das curvas e não arriscaram o suficiente para mudar o cenário da classificação que se desenhou após um começo bem acirrado.

Fórmula 1