F1: Largada magistral dá vitória a Verstappen no GP do México; Hamilton 2º
Uma largada magistral com dupla ultrapassagem na primeira curva do autódromo Hermanos Rodríguez deu hoje (7) ao holandês Max Verstappen a vitória no Grande Prêmio da Cidade do México de Fórmula 1. O companheiro de Red Bull Sergio Perez fechou em terceiro lugar na prova para alegria dos compatriotas na torcida, enquanto Lewis Hamilton segurou a segunda posição mesmo em dia infeliz da Mercedes.
O resultado da corrida faz Verstappen ampliar de 12 para 19 pontos a vantagem em relação a Hamilton na liderança da temporada. Foi sua nona vitória, e o título parece cada vez mais próximo.
A próxima corrida será no Brasil. O GP de São Paulo será no próximo domingo (14), às 14h. Depois disso restarão apenas mais três provas.
Veja a classificação do GP do México:
1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull)
2º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3º - Sergio Perez (MEX/Red Bull)
4º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
5º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
6º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
7º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
8º - Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)
9º - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
10º - Lando Norris (ING/McLaren)
11º - Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)
12º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
13º - Esteban Ocon (FRA/Alpine)
14º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
15º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
16º - George Russell (ING/Williams)
17º - Nicholas Latifi (CAN/Williams)
18º - Nikita Mazepin (RUS/Haas)
Não completou: Mick Schumacher (ALE/Haas)
Não completou: Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
Verstappen líder na 1ª curva
O grid de largada que tinha Bottas, Hamilton, Verstappen e Perez nas duas primeiras filas já mudou no começo da prova. Depois da longa reta inaugural do circuito, Bottas aparentou tirar o pé para ajudar Hamilton a assumir a liderança num claro jogo de equipe. Verstappen tinha largado bem, no vácuo do finlandês e quase emparelhado com as Mercedes. Ele fez um movimento arriscado ao quase passar do ponto de freada da primeira curva e sair da pista, mas se manteve firme, viu Hamilton não conseguir diminuir o espaço e assumiu a liderança da prova.
Enquanto isso, Bottas acabou tocado na traseira pela boa largada de Daniel Ricciardo e rodou na pista, caindo para a última posição. Já Ricciardo perdeu sua asa dianteira e precisou ir aos boxes e a confusão gerada pela fumaça na pista causou acidentes leves de Yuki Tsunoda e Mick Schumacher, que abandonaram. Esteban Ocon também estava envolvido, mas conseguiu sair sem avarias. O safety car foi acionado com dois pilotos a menos na pista e Verstappen à frente de Hamilton na liderança.
Emoção só longe da ponta
Verstappen chegou a alcançar dois segundos de vantagem em relação a Hamilton após a retomada da corrida, uma mostra do bom desempenho do líder da temporada. O número só fez aumentar na sequência das voltas. Perez seguiu em terceiro, Pierre Gasly em quarto e Charles Leclerc na sequência. As disputas mais emocionantes neste momento ficaram para trás, como a de Fernando Alonso e George Russell pela décima posição em que o espanhol levou a melhor ou a ultrapassagem de Ocon sobre Nikita Mazepin pela 13ª.
Entre eles, Bottas sofria para ganhar posições, mas protagonizou boas disputas, principalmente com Daniel Ricciardo, que caprichou na defesa de sua 11ª posição. Sem ajuda do companheiro de equipe, Hamilton não só viu a diferença para Verstappen aumentar, como teve problemas para manter o segundo lugar contra o animado Sergio Perez, incentivado pelos torcedores de seu país. No rádio, admitiu à equipe que os carros da Red Bull estavam "muito rápidos para a gente".
Parada boa para Hamilton
Lewis Hamilton foi aos boxes na 30ª volta de 71 do GP da Cidade do México para trocar pneus e voltou em quinto lugar, ultrapassado por Perez, Gasly e Leclerc. O inglês logo emendou o melhor tempo da corrida na volta seguinte e numa estratégia bem-sucedida da Mercedes retomou a terceira posição, atrás somente dos carros da Red Bull. Quando Verstappen parou, Sergio Perez assumiu a liderança para delírio dos torcedores mexicanos. Foi o primeiro piloto do país da história a ocupar a liderança de uma prova antes de sua parada.
Perez resistiu 40 voltas com os mesmos pneus até a ida aos boxes. Voltou nove segundos atrás de Hamilton, que também tinha nove segundos de desvantagem em relação a Verstappen. O mexicano rapidamente tirou do inglês a marca de melhor volta da prova, com 1min19s659. O cenário não era favorável para a Mercedes, que perdeu quase 12 segundos nos boxes com Valtteri Bottas. Saiu até fogo do carro durante o pit-stop do finlandês.
Corrida de estratégias
Todos os pilotos pararam até a 45ª volta e a reta final da prova foi de estratégias da Red Bull para que Sergio Perez disputasse a segunda posição com Lewis Hamilton. O mexicano foi encurtando a distância aos poucos, enquanto Verstappen voava baixo na liderança da prova e fez até a melhor volta, 1min18s999, numa corrida dominante.
A Mercedes sofria nos primeiros lugares e sofria ainda mais com Bottas, que estacionou na 13ª posição sem ultrapassagem sobre Ricciardo e fora da zona de pontuação. O sofrimento está longe de acabar: o resultado da corrida fez a Red Bull encostar em número de pontos no mundial de construtores, só um de diferença.
No fim, apesar das reclamações sobre o superaquecimento de seus pneus, Lewis Hamilton conseguiu melhorar o ritmo e segurar a segunda posição. Lá atrás, Bottas foi aos boxes duas vezes e trocou pneus para tentar roubar o ponto de volta mais rápida de Verstappen e conseguiu: 1min17s774. Apesar de o finlandês não ganhar este ponto por ter ficado fora dos dez primeiros, o holandês também não pôde somá-lo. Prêmio de consolação.
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