A quatro corridas do fim da temporada e com 19 pontos de vantagem para Lewis Hamilton, Max Verstappen está com o título mundial bem encaminhado. Caso complete a trinca de vitórias neste tour pela América no próximo domingo (14) no GP de São Paulo, o holandês ficará ainda mais perto da inédita conquista. As condições da pista de Interlagos favorecem os carros da Red Bull, o que contribui para as previsões positivas para o piloto da escuderia austríaca.
No Fim de Papo F1, live pós-corrida do UOL Esporte - com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes - os comentaristas apontaram Verstappen como provável campeão da temporada. As vitórias nos GPs dos Estados Unidos e do México o deixaram em situação confortável rumo à taça.
Seixas destacou como a disputa pelo campeonato foi equilibrada, já que o cenário favorável a Verstappen se desenhou apenas a poucas corridas do fim. "É mais um sinal de como esse campeonato foi bom. Houve época em que a gente cravava o favorito já na pré-temporada. Chegamos a falar, depois daquela boa sequência do Verstappen e da Red Bull que ele estava construindo um caminho para o campeonato. Depois de 18 provas, digo que o campeonato tem um favorito: Verstappen", disse o colunista do UOL.
Gomes ressaltou que as características de Interlagos favorecem os carros da Red Bull. "A próxima corrida também acontece na altitude, menor do que no México, mas é um fator que joga a favor da Red Bull. É aquilo de perder menos potência com seu motor Honda e também ter uma eficiência aerodinâmica um pouco maior do que a Mercedes nessas condições", apontou.
Além do desempenho na pista, Seixas usou as estatísticas para mostrar que o holandês está mesmo no caminho do título. "O Verstappen abriu 19 pontos para o Hamilton e é favorito em Interlagos, que não tem a mesma altitude do México, mas é mais alto do que Zeltweg, onde a Red Bull deu um banho para cima da Mercedes nos GPs da Áustria e da Estíria. Os números começam a tornar a vida do Hamilton muito difícil. Foi a nona vitória do Verstappen na temporada. Em toda a história da Fórmula 1, só houve uma vez em que um piloto ganhou mais corridas do que isso e não foi campeão. Foi exatamente o Hamilton, quando perdeu o título para Rosberg", disse, referindo-se à temporada de 2016.
Diante de um cenário tão favorável a Verstappen, as esperanças de Hamilton em Interlagos podem estar no sprint qualifying, como destacou Seixas. "O imponderável é maior no sprint qualifying do que em uma classificação quadrada, com Q1, Q2 e Q3. Talvez aí more uma pequena esperança da Mercedes de que o imponderável apareça e o Verstappen tenha algum azar. Já vimos de tudo em Interlagos, que é uma das melhores pistas do campeonato e proporciona surpresas", afirmou.
Para Seixas, apenas algo improvável tirará a taça das mãos do holandês. "A regra é: o piloto ganhou nove corridas, vai ser campeão. Será muito difícil o Verstappen não ser campeão. O Hamilton tem cinco vitórias e, se vencer as quatro corridas que faltam, chegará a nove também. A não ser que aconteça uma tragédia com o Verstappen, ou um trabalho de recuperação absurdo da Mercedes, o campeonato tem um favorito e teremos um novo campeão no fim do ano, o que é muito legal", completou.
Não perca! A próxima edição do Fim de Papo F1 será em 14 de novembro, após o GP de São Paulo, no circuito de Interlagos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.