Fórmula 1: Hamilton bate Verstappen e é pole no Qatar; veja grid de largada
O treino classificatório do GP do Qatar, antepenúltima etapa da temporada da Fórmula 1, teve Lewis Hamilton (Mercedes) fazendo a pole position, à frente do rival pelo título Max Verstappen (Red Bull) - que recebeu uma punição de cinco posições e vai largar em 7° (veja o grid abaixo).
Sem grandes incidentes e confusões, a surpresa ficou com a má atuação de Sergio Pérez (Red Bull), companheiro de Verstappen. Ele foi eliminado no Q2 e sairá na 11ª posição.
O UOL Esporte fez um resumo do que foi a sessão que definiu o grid de largada para a prova de amanhã, que começa as 11h. Confira:
Q1
O dia realmente não foi de Nikita Mazepin (Haas), último colocado na temporada. O russo, que já havia sofrido com problemas nos treinos livres, teve parte da asa quebrada em sua primeira volta rápida e precisou ir para os boxes.
Até os últimos cinco minutos do Q1, as Mercedes dominavam e tinham as duas primeiras colocações com Bottas e Hamilton, respectivamente. Verstappen, no entanto, baixou 1:22.000 pela primeira vez e deixou a Red Bull parcialmente na ponta.
A resposta da escuderia alemã veio nos últimos segundos do cronômetro: Hamilton caprichou e foi quase 0,1 segundo mais rápido do que o holandês, garantindo a liderança da sessão.
Os cinco pilotos com piores tempos e que ficaram fora do Q2 foram: Kimi Raikkonen, Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.
Q2
A parte intermediária do treino foi decidida nos detalhes - isso porque a diferença entre o 1° e o 12° colocado, até os dois minutos finais da sessão, era de apenas um segundo - Hamilton, com 1:21.682, liderou.
Adaptados à pista de Losail, os carros da AlphaTauri (Gasly e Tsunoda) e da Alpine (Alonso e Ocon) surpreenderam e avançaram ao Q3.
O destaque negativo, por outro lado, ficou para Sergio Pérez, parceiro de Red Bull de Verstappen, que ficou fora do top 10 e vai largar amanhã apenas na 11ª posição.
Os eliminados da vez, além do mexicano, foram Lance Stroll, Charles Leclerc, Daniel Ricciardo e George Russell.
Q3
Mais agressivos, os dez pilotos "sobreviventes" usaram os pneus macios em busca da liderança do grid.
Hamilton virou 1:21.262 em sua primeira tentativa e liderou parcialmente a sessão, novamente 0,1 segundo à frente de Verstappen - Bottas, neste momento, marcou o 3° melhor tempo.
Os minutos finais foram de sorte para o britânico, já que o pneu do carro de Gasly furou e, após a bandeira amarela, ninguém teve a chance de melhorar o seu tempo - apenas o próprio Hamilton havia feito uma nova volta antes do incidente com o francês.
O incidente, por outro lado, passou a ser péssimo para Verstappen. Ele, que estava em 2° e tentava melhorar o seu tempo naquele momento, perdeu cinco posições no grid por ignorar a bandeira amarela dupla. Bottas também foi punido com três posições porque não considerou a bandeira amarela simples. As penalidades foram anunciadas já no domingo, pouco antes da corrida.
Veja o grid de largada (atualizado na manhã de domingo)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Pierre Gasly (AlphaTauri)
- Fernando Alonso (Alpine)
- Lando Norris (McLaren)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Valtteri Bottas (Mercedes)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Sebastian Vettel (Aston Martin)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Daniel Ricciardo (McLaren)
- George Russell (Williams)
- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
- Nicholas Latifi (Williams)
- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
- Mick Schumacher (Haas)
- Nikita Mazepin (Haas)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.