Topo

Fórmula 1

Fórmula 1: Hamilton bate Verstappen e é pole no Qatar; veja grid de largada

Lewis Hamilton (Mercedes) durante treino classificatório do GP do Qatar; britânico vai largar na 1ª posição na corrida de amanhã - Reprodução/Twitter
Lewis Hamilton (Mercedes) durante treino classificatório do GP do Qatar; britânico vai largar na 1ª posição na corrida de amanhã Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

20/11/2021 12h03Atualizada em 21/11/2021 10h52

O treino classificatório do GP do Qatar, antepenúltima etapa da temporada da Fórmula 1, teve Lewis Hamilton (Mercedes) fazendo a pole position, à frente do rival pelo título Max Verstappen (Red Bull) - que recebeu uma punição de cinco posições e vai largar em 7° (veja o grid abaixo).

Sem grandes incidentes e confusões, a surpresa ficou com a má atuação de Sergio Pérez (Red Bull), companheiro de Verstappen. Ele foi eliminado no Q2 e sairá na 11ª posição.

O UOL Esporte fez um resumo do que foi a sessão que definiu o grid de largada para a prova de amanhã, que começa as 11h. Confira:

Q1

O dia realmente não foi de Nikita Mazepin (Haas), último colocado na temporada. O russo, que já havia sofrido com problemas nos treinos livres, teve parte da asa quebrada em sua primeira volta rápida e precisou ir para os boxes.

Até os últimos cinco minutos do Q1, as Mercedes dominavam e tinham as duas primeiras colocações com Bottas e Hamilton, respectivamente. Verstappen, no entanto, baixou 1:22.000 pela primeira vez e deixou a Red Bull parcialmente na ponta.

A resposta da escuderia alemã veio nos últimos segundos do cronômetro: Hamilton caprichou e foi quase 0,1 segundo mais rápido do que o holandês, garantindo a liderança da sessão.

Os cinco pilotos com piores tempos e que ficaram fora do Q2 foram: Kimi Raikkonen, Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

Q2

A parte intermediária do treino foi decidida nos detalhes - isso porque a diferença entre o 1° e o 12° colocado, até os dois minutos finais da sessão, era de apenas um segundo - Hamilton, com 1:21.682, liderou.

Adaptados à pista de Losail, os carros da AlphaTauri (Gasly e Tsunoda) e da Alpine (Alonso e Ocon) surpreenderam e avançaram ao Q3.

O destaque negativo, por outro lado, ficou para Sergio Pérez, parceiro de Red Bull de Verstappen, que ficou fora do top 10 e vai largar amanhã apenas na 11ª posição.

Os eliminados da vez, além do mexicano, foram Lance Stroll, Charles Leclerc, Daniel Ricciardo e George Russell.

Q3

Mais agressivos, os dez pilotos "sobreviventes" usaram os pneus macios em busca da liderança do grid.

Hamilton virou 1:21.262 em sua primeira tentativa e liderou parcialmente a sessão, novamente 0,1 segundo à frente de Verstappen - Bottas, neste momento, marcou o 3° melhor tempo.

Os minutos finais foram de sorte para o britânico, já que o pneu do carro de Gasly furou e, após a bandeira amarela, ninguém teve a chance de melhorar o seu tempo - apenas o próprio Hamilton havia feito uma nova volta antes do incidente com o francês.

O incidente, por outro lado, passou a ser péssimo para Verstappen. Ele, que estava em 2° e tentava melhorar o seu tempo naquele momento, perdeu cinco posições no grid por ignorar a bandeira amarela dupla. Bottas também foi punido com três posições porque não considerou a bandeira amarela simples. As penalidades foram anunciadas já no domingo, pouco antes da corrida.

Veja o grid de largada (atualizado na manhã de domingo)

  1. Lewis Hamilton (Mercedes)
  2. Pierre Gasly (AlphaTauri)
  3. Fernando Alonso (Alpine)
  4. Lando Norris (McLaren)
  5. Carlos Sainz (Ferrari)
  6. Valtteri Bottas (Mercedes)
  7. Max Verstappen (Red Bull)
  8. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
  9. Esteban Ocon (Alpine)
  10. Sebastian Vettel (Aston Martin)
  11. Sergio Pérez (Red Bull)
  12. Lance Stroll (Aston Martin)
  13. Charles Leclerc (Ferrari)
  14. Daniel Ricciardo (McLaren)
  15. George Russell (Williams)
  16. Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
  17. Nicholas Latifi (Williams)
  18. Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
  19. Mick Schumacher (Haas)
  20. Nikita Mazepin (Haas)

Fórmula 1