136 lances e quase 8h: Mundial de xadrez tem jogo mais longo da história
Já imaginou ficar quase oito horas sentado de frente para um tabuleiro forçando o seu cérebro a encontrar as melhores soluções possíveis? Foi isso que aconteceu nesta sexta-feira na disputa do Campeonato Mundial de xadrez, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O norueguês Magnus Carlsen e o russo Ian Nepomniachtchi protagonizaram o jogo mais longo da história de uma disputa de título mundial.
Foram 7 horas e 45 minutos de partida e uma verdadeira "maratona mental". Magnus, campeão mundial desde 2013, venceu após a desistência de Nepomniachtchi no lance 136 — a maior quantidade de lances já registrados em um jogo válido pelo Mundial de xadrez. Antes, a partida mais longa havia sido entre Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi, em 1978, com 124 lances.
Engana-se, porém, quem pensa que a disputa acabou aqui. Essa foi apenas a sexta de um total de 14 partidas valendo o título mundial e a primeira que contou com um vencedor no duelo — os cinco jogos anteriores haviam terminado em empate. Os jogadores voltam a se enfrentar amanhã para a sétima partida.
Magnus Carlsen, de 31 anos, é campeão mundial desde 2013 e defende o título pela quarta vez na carreira. Já o desafiante Ian Nepomniachtchi, também de 31 anos, está disputando o título mundial pela primeira vez.
Esse é a primeira final de Mundial desde o "boom" do xadrez com "O Gambito da Rainha", lançado pela Netflix em 2020. A produção se tornou a minissérie mais assistida da história da plataforma de streaming.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.