Alemã de 14 anos e estreante em finais vencem Skate Park no STU Rio Open
As finais do STU Open Rio da categoria Skate Park aconteceram na tarde de hoje (5), na Praça Duó, no Rio de Janeiro. A competição é a última do ano válida pelo ranking brasileiro da CBSK (Confederação Brasileira de Skate).
No feminino, a alemã Lilly Stoephasius foi a vencedora. Em sua terceira volta, a jovem de apenas 14 anos tirou uma nota de 60,33 e superou as brasileiras Dora Varella com 56 e Yndiara Asp, com 54,35 — as duas fazem parte do time olímpico brasileiro.
Em sua primeira volta, Lilly fez 55,17 e já liderava a competição. A confirmação do título veio em sua última participação na competição, onde ela brilhou e fez o público vibrar bastante.
A reportagem do UOL Esporte esteve no STU Rio Open e conversou com Lilly. Ela disse que ama o Brasil e que é amiga das competidoras que venceu hoje.
"Eu amo o Brasil é minha 3ª vez aqui e sempre é ótimo. O público é incrível, amo tudo aqui e estou muito feliz com o meu desempenho", disse.
"As pessoas estão dando mais atenção para o skate depois dos Jogos Olímpicos. Eu conheço todas as garotas aqui, vi a Ynd e a Dora nas Olimpíadas e todas somos amigas. Eu acho que somos todos amigos e estamos aproveitando esse momento", acrescentou.
Skate Park Masculino
Já na final masculina, Pedro Barros fez uma ótima primeira volta e liderou a competição até as últimas voltas dos demais competidores. Ele tirou 84,43, mas caiu na última manobra, bateu a cabeça no chão e ficou um galo considerável.
A volta de Pedro Barros lhe garantiu na segunda posição. O medalhista de prata em Tóquio-2020 teve que abandonar a prova após a queda. Na transmissão do SporTV, a reportagem informou que ele foi a um hospital para ser avaliado, mas está bem.
O campeão foi André Mariano, de 18 anos, que fez 86,33 em sua última volta. Foi a primeira final profissional que ele disputou na carreira. Quem completa o pódio, em 3º, é Augusto Akio com 82,77.
Ao UOL Esporte, André disse que superar seu irmão e Pedro Barros na final é um sentimento inexplicável — ainda mais por se tratar de sua primeira final em um STU.
"Passar a frente do meu irmão [Luiz Francisco Mariano, o Luizinho] e do Pedro [Barros] é inexplicável. São os dois maiores nomes do Brasil e competir com eles e vencer essa etapa é um sentimento inexplicável, nem sei o que dizer", afirmou.
"O Luizinho me falou que independente de quem ganhar, ou você ficar na minha frente ou não, já estou feliz de estar fazendo a tão famosa final junto, que esperamos há anos. E hoje competimos em uma final, estamos muito felizes", concluiu.
Após a vitória, André arremessou o capacete para a galera e quem pegou foi o jovem, Mateus Jobim Souza, de 14 anos, que acompanhava o evento. O vencedor autografou o capacete do fã.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.