F1: Hamilton x Verstappen podem repetir Senna x Prost?
A emocionante briga pelo título da atual temporada da Fórmula 1, que tem Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull) como protagonistas, traz a alguns fãs da categoria a recordação da épica batalha entre Alain Prost e Ayrton Senna no Japão em 1989.
As semelhanças entre as duas situações foram lembradas pelo jornal Daily Mail, que fez uma retrospectiva da corrida em Suzuka ocorrida há 32 anos e mostrou que o GP de Abu Dhabi, marcado para este fim de semana, é um "aviso da história".
Voltando no tempo...
Na ocasião, a prova em Suzuka era a penúltima da temporada, e o brasileiro precisava vencer as duas corridas para alcançar o francês e tornar-se bicampeão mundial.
Durante a parte inicial da prova, Prost liderou e viu o rival na 2ª posição —sem ser, no entanto, ameaçado. Depois dos pit stops, Senna partiu para o "tudo ou nada" e passou a pressionar o europeu já nas 10 últimas voltas do evento.
Na 47ª volta, o piloto da McLaren ousou e mergulhou por dentro na chicane da pista japonesa. Sem recuar, Prost, que tinha a vantagem na tabela, jogou o seu carro para cima do brasileiro. Os dois pararam fora do circuito.
Com a batida, o francês saiu do carro visivelmente satisfeito com a manobra, já que sairia vencedor do campeonato. Senna, em apuros, pressionou os fiscais a empurrarem o seu carro. Depois de retornar para a pista, o brasileiro precisou ir aos boxes para reparar a asa.
Na saída, Senna voltou atrás do novo líder, o italiano Alessandro Nannini. Arriscando novamente, o brasileiro deu show e conseguiu ultrapassar o carro da Benetton, vencendo de maneira heroica o GP. Momentaneamente...
O que era para ser uma festa, no entanto, virou revolta para os fãs brasileiros. Isso porque os responsáveis pela prova consideraram que Senna "cortou caminho" durante o acidente com Prost.
Ele foi desclassificado por "não completar a distância da corrida" e viu Prost —que também havia abandonado— ficar com o título. Nannini ficou com a vitória da corrida.
"A questão é se algo semelhante a Prost-Senna em 1989 acontecerá entre Verstappen e Hamilton em Abu Dhabi", cravou o Daily Mail.
"As apostas não poderiam ser maiores... e é exatamente por isso que uma sequência de Suzuka não pode ser descartada", ressaltou o jornal.
A atual situação
Tanto Verstappen quanto Hamilton somam 369,5 pontos e têm o GP de Abu Dhabi, último evento da temporada de 2021, para definir quem vai ficar com o troféu.
No momento, quem está à frente pelo critério de desempate é o piloto holandês, que venceu um GP a mais na temporada. Para ele, portanto, um abandono duplo garante o troféu.
Nesta terça-feira, o pai do piloto holandês, Jos, afirmou que seu filho "fará de tudo pela vitória". Apesar disso, o ex-piloto disse não acreditar que uma batida proposital vá acontecer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.