Ex-piloto da F1, Zanardi deixa hospital um ano e meio após grave acidente
O ex-piloto da Fórmula 1 Alessandro Zanardi deixou o hospital onde estava internado há um ano e meio desde que sofreu grave acidente enquanto pilotava sua handbike, em junho do ano passado, na região de Siena, na Itália.
Durante um evento de paraciclismo, Zanardi perdeu o controle de sua handbike e se chocou violentamente contra um caminhão que subia no sentido oposto da pista. O atleta sofreu politraumatismo e precisou passar por diversos procedimentos cirúrgicos.
"Um passo importante foi que Alex conseguiu deixar o hospital há algumas semanas e está de volta para casa conosco agora. Tivemos que esperar muito por isso e estamos muito felizes por ter sido possível agora, mesmo que ainda haja estadias temporárias em clínicas especiais planejadas para o futuro como parte da reabilitação", disse Daniela Zanardi, mulher do ex-piloto, ao site da BMW, marca da qual o ex-piloto é embaixador.
"Depois de tanto tempo no hospital, é importante para ele estar de volta com sua família e em seu ambiente familiar. Você também deve considerar que, devido à situação do coronavírus, Alex teve apenas pessoas com máscaras faciais e equipamentos de proteção ao seu redor por um ano e meio", afirmou.
Daniela contou que, por conta da pandemia da covid-19, Zanardi só recebeu visitas dela, do filho do casal e da mãe do ex-piloto durante a internação. Agora em casa, ele vem dando sequência à reabilitação que começou no hospital.
"Em relação à condição física, há muitos avanços. O Alex tem cada vez mais força nos braços, que aumentou muito. No hospital, ele ficava muito tempo deitado. Agora, Alex passa a maior parte do dia na cadeira de rodas conosco. Ele apenas descansa um pouco à tarde depois do almoço", explicou Daniela, que ainda prevê uma longa recuperação do marido.
"Ainda não podemos prever como a recuperação dele irá se desenvolver. Ainda é um longo e desafiador caminho que Alex enfrenta com muito espírito de luta. Receber tanto apoio neste caminho, não só dos médicos e terapeutas que trabalham intensamente com ele, é uma grande ajuda para ele e para nós. Nossos amigos estão sempre lá para nós."
Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte moderno, Zanardi foi bicampeão da antiga CART e correu em cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.
Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas. Ele começou a competir no paraciclismo em 2007 e colecionou pódios, alcançando três medalhas paralímpicas nos Jogos de 2012, em Londres, e três em 2016, no Rio de Janeiro.
*Com informações da Ansa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.